A construção da relação creche-família no berçário: contribuição da pesquisa-formação

Autores

  • Celi Costa Bahia Universidade Federal do Pará
  • Solange Mociutti Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8646

Palavras-chave:

Berçário. Relação creche-família. Pesquisa-formação

Resumo

Este estudo objetivou refletir sobre a relação creche-família em uma Unidade de Educação Infantil e analisar a contribuição da pesquisa-formação na construção de práticas que favoreçam tal relação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação. A análise inicial apontou a presença de relações caracterizadas pelo distanciamento entre a creche e as famílias na turma do berçário, e a formação continuada, por meio da pesquisa-formação, possibilitou às docentes a compreensão do seu papel na promoção desta relação, bem como colaborou na construção de possibilidades para ressignificar as relações existentes. Revelou ainda que a pesquisa-formação contribui na produção do conhecimento sobre a educação de bebês e a formação de docentes que se dedicam a esta atividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Costa Bahia, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento – Professora do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (IPÊ).

Solange Mociutti, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)

Mestre em Educação - UFPA. Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (IPÊ)

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

BAHIA, C. C.; MOCIUTTI, S. A construção da relação creche-família no berçário: contribuição da pesquisa-formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 371–386, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8646. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8646. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos