O retrato holográfico do gestor da escola básica e a necessidade de novas possibilidades gestoras

Autores

  • Antonio Amorim Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3236-9139
  • Alfredo Eurico da Matta Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Kátia Siqueira de Freitas Universidade Católica do Salvador - Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8751

Palavras-chave:

Gestão escolar. Inovação educacional. Perfil holográfico.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o perfil holográfico do gestor da escola básica, destacando a urgência na construção e na consolidação de um fazer contemporâneo de gestão, que seja inovador e definidor de novas possibilidades gestoras que garantam a qualidade institucional na gestão da escola. Foram empregados pressupostos da pesquisa qualitativa, fazendo a leitura crítica de documentos e da literatura que trata da gestão e da inovação dos processos gestores na escola. Os resultados da análise indicam que: há um perfil conservador dos gestores que atuam na escola básica; existe a necessidade de garantir a inovação educacional e a criação de um espaço institucional transformador, que possibilite a formação de um perfil democrático para o novo gestor escolar e que alcance seus liderados, com a efetivação de uma práxis institucional que promova a qualidade da gestão e da vida educacional nas escolas.

 

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Biografia do Autor

Antonio Amorim, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professor titular do Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia, com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona - Espanha.

Alfredo Eurico da Matta, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutor em Educação a Distância pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em Educação pela UFBA/Université Laval, Canadá. Pesquisador do CNPQ. Professor do DMMDC e PPGEDUC da UNEB

Kátia Siqueira de Freitas, Universidade Católica do Salvador - Bahia

Professora do Programa de Pós-Guação da Universidade Católica do Salvador

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

AMORIM, A.; DA MATTA, A. E.; DE FREITAS, K. S. O retrato holográfico do gestor da escola básica e a necessidade de novas possibilidades gestoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1802–1819, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8751. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8751. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos