Analisando narrativas sobre a utilização do livro “Os 15 anos de Mariana” em uma escola municipal do Rio Grande, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.8784

Palavras-chave:

Corpos, Currículo, Ensino, Livro paradidático.

Resumo

O livro intitulado “Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos”, possibilita o entendimento de que os corpos são construções biossociais. O objetivo deste artigo é analisar narrativas de professoras de uma escola de Ensino Fundamental no município do Rio Grande, RS que utilizaram este material para desenvolver um projeto de ensino. As narrativas foram produzidas a partir de um grupo focal, com as professoras envolvidas. Para a produção e análise destes dados utilizamos a investigação narrativa, que nos permitiu apontar que o livro foi bem acolhido pelo grupo pesquisado e que o trabalho desenvolvido a partir deste possibilitou que os/as estudantes produzissem um conhecimento que estabelece relação com o seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Taina Guerra Chimieski, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016). Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Atua como tutora no curso de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e como educadora popular no Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Tem experiência na área de educação, com ênfase nas questões de educação, corpo, gênero e sexualidade.

Raquel Pereira Quadrado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestrado em Educação Ambiental pela FURG e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Em 2016 realizou Pós-doutorado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), com a orientação da Professora Doutora Maria Filomena Rodrigues Teixeira. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE) e no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie). Coordena o subprojeto multidisciplinar Ciências EaD do PIBID/FURG. Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase na formação inicial e continuada de professores. 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

CHIMIESKI, T. G.; QUADRADO, R. P. Analisando narrativas sobre a utilização do livro “Os 15 anos de Mariana” em uma escola municipal do Rio Grande, RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 77–93, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.8784. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8784. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos