O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia

Autores

  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-9064-439X
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro Cesár Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866

Palavras-chave:

Materiais de ensino. Jogos experimentais. Fonoaudiologia.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção de discentes sobre a utilização da estratégia do jogo detetive em metodologias ativas para revisão de conteúdo. Método: 22 discentes de ambos os sexos e com média de 23 anos participaram de um jogo de tabuleiro como recurso didático-pedagógico para revisão de conteúdo de um módulo teórico-prático de um curso de graduação em Fonoaudiologia, sobre o tema Linguagem no adulto e idoso. Questões conceituais e casos clínicos foram apresentados para a resolução dos participantes, para que pudessem integrar a teoria com a prática clínica. Os participantes responderam a uma questão norteadora sobre a dinâmica proposta e os resultados foram tratados com técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: a estratégia foi descrita como uma intervenção dinâmica, que se opõe ao modelo não participativo, sendo considerada como de eficiência consistente e significativa para a revisão do conteúdo almejado, como favorecedora para a construção do conhecimento coletivo e adequado ao propósito do módulo. Conclusão: as respostas obtidas evidenciaram a percepção positiva dos discentes da pesquisa quanto à utilização do jogo “Detetive da Linguagem” como método de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARBOSA, S. M.; DIAS, F. L. A.; PINHEIRO, A. K. B; PINHEIRO, P. N. D. C.; Vieira, N. F. C. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST/AIDS. Revista Eletrônica de Enfermage, v. 12, n. 2, p. 337-41, 2010.

CAMPOS, L. M. L.; FELICIO, A. K. C.; BORTOLOTO, T. M. A Produção de Jogos Didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. D. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p: 257-63, 2010.

DORNELAS, R.; GUEDES-GRANZOTTI, R. B.; DOMENIS, D. R.; CESAR, C. P. H. A. R.; BARRETO, A. C. O.; SILVA, K.; IRINEU, R. A. Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, v. 26, p. 815-821, 2014.

DORNELAS, R.; SILVA, K; CÉSAR, C. P. H. A. R.; OLIVEIRA-BARRETO A. C.; GUEDES-GRANZOTTI, R. B. Avaliação da Situação-Problema por Tutores e Discentes em um Curso de Graduação Vivenciado em Metodologias Ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 245-248, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p245.

FONSECA, L. M. M.; SCOCHI C. G. S.; MELLO, D.F. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 10, n. 2, p. 166-71, 2002.

GALDEANO L. E.; ROSSI L. A.; ZAGO M. M. F. Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 1, n.3, p. 371-5, 2003.

GUEDES-GRANZOTTI, R. B.; SILVA, K.; CARMO, R. D.; DOMENIS, D. R. Metodologias Ativas e as Práticas de Ensino na Comunidade: sua importância na formação do Fonoaudiólogo. Distúrbios da Comunicação, v. 27, p. 369-374, 2015.

JUSTUS, J. F. C.; FRANCISCO, A. C. Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde. B. E. C. T., v. 5, n. 1, jan./abr. 2012.

LEGEY A. P.; MOL A. C. A.; BARBOSA J. V.; COUTINHO C. M. L. M. Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: Um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências. Revista Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 49-82, 2012.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. RAC, v. 15, n. 4, p. 731-47, 2011.

MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P.; REBELLO, S. M. Educação, prevenção e drogas: resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo. Educ. Soc., v. 24, n. 83, p. 659-78, 2003.

PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R.; ZANON, Â. M.; SOUZA, P. R. “Jogo Dos Predadores”: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de Ciências e Educação Ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 20, p. 2012-216, 2008.

RIEDER, R.; BRANCHER, J. D. Development of a micro world for the education of the Fundamental Mathematics, using OpenGL and Delphi. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Superior em Computación en el marco de CLEI, 2002.

VOLANTE ZANON, D. A.; SILVA GUERREIRO, M. A.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZUANON, A. C. A.; DINIZ, R. H.; NASCIMENTO, L. H. Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: Um recurso para integração dos alunos à prática docente. R.E.C.T., v. 3, n. 3, p. 49-59, 2010.

Downloads

Publicado

03/01/2018

Como Citar

SILVA, K. da; GUEDES-GRANZOTTI, R. B.; CESÁR, C. P. H. A. R.; DORNELAS, R. O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 78–88, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8866. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos