O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia

Autores

  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-9064-439X
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro Cesár Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866

Palavras-chave:

Materiais de ensino. Jogos experimentais. Fonoaudiologia.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção de discentes sobre a utilização da estratégia do jogo detetive em metodologias ativas para revisão de conteúdo. Método: 22 discentes de ambos os sexos e com média de 23 anos participaram de um jogo de tabuleiro como recurso didático-pedagógico para revisão de conteúdo de um módulo teórico-prático de um curso de graduação em Fonoaudiologia, sobre o tema Linguagem no adulto e idoso. Questões conceituais e casos clínicos foram apresentados para a resolução dos participantes, para que pudessem integrar a teoria com a prática clínica. Os participantes responderam a uma questão norteadora sobre a dinâmica proposta e os resultados foram tratados com técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: a estratégia foi descrita como uma intervenção dinâmica, que se opõe ao modelo não participativo, sendo considerada como de eficiência consistente e significativa para a revisão do conteúdo almejado, como favorecedora para a construção do conhecimento coletivo e adequado ao propósito do módulo. Conclusão: as respostas obtidas evidenciaram a percepção positiva dos discentes da pesquisa quanto à utilização do jogo “Detetive da Linguagem” como método de ensino e aprendizagem.

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

SILVA, K. da; GUEDES-GRANZOTTI, R. B.; CESÁR, C. P. H. A. R.; DORNELAS, R. O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 78–88, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8866. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos