Representação estudantil no ensino superior: a política de participação discente nos departamentos de ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957 a 1964)

Autores

  • Silvana Fernandes Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Nathanael da Cruz e Silva Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8876

Palavras-chave:

Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras (FFCL). Política educacional brasileira. Representação estudantil.

Resumo

Este artigo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo é a reconstrução da história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCL). Por meio da pesquisa documental (atas departamentais), discutimos a atuação discente nos departamentos da instituição no período de 1957 a 1964, ou seja, do início das atividades da FFCL até o Golpe Civil-Militar de 1964, que modificou fortemente o funcionamento do ensino superior em geral, e o dessa instituição em particular. Mesmo considerando os limites impostos pela utilização exclusiva de fontes documentais, com este estudo, foi possível inferir a "qualidade" da participação dos alunos, ou seja, o quanto os estudantes interferiam, de fato, em algumas questões de organização da FFCL e, por outro lado, os limites dessa participação. 

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Biografia do Autor

Silvana Fernandes Lopes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação. Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marilia (FFC).

Nathanael da Cruz e Silva Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC).

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

LOPES, S. F.; SILVA NETO, N. da C. e. Representação estudantil no ensino superior: a política de participação discente nos departamentos de ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957 a 1964). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2219–2233, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8876. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8876. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos