Representação estudantil no ensino superior: a política de participação discente nos departamentos de ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957 a 1964)

Autores

  • Silvana Fernandes Lopes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Nathanael da Cruz e Silva Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8876

Palavras-chave:

Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras (FFCL). Política educacional brasileira. Representação estudantil.

Resumo

Este artigo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo é a reconstrução da história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCL). Por meio da pesquisa documental (atas departamentais), discutimos a atuação discente nos departamentos da instituição no período de 1957 a 1964, ou seja, do início das atividades da FFCL até o Golpe Civil-Militar de 1964, que modificou fortemente o funcionamento do ensino superior em geral, e o dessa instituição em particular. Mesmo considerando os limites impostos pela utilização exclusiva de fontes documentais, com este estudo, foi possível inferir a "qualidade" da participação dos alunos, ou seja, o quanto os estudantes interferiam, de fato, em algumas questões de organização da FFCL e, por outro lado, os limites dessa participação. 

Biografia do Autor

Silvana Fernandes Lopes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação. Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marilia (FFC).

Nathanael da Cruz e Silva Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC).

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

LOPES, S. F.; SILVA NETO, N. da C. e. Representação estudantil no ensino superior: a política de participação discente nos departamentos de ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957 a 1964). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2219–2233, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8876. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8876. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos