Contradições na articulação dos entes federados para implementação da política nacional de formação de professores

Autores

  • Leila Pio Mororó Universidade Estadual do Sudoeste da bahia
  • Rene Silva Nefop/UESB Prefeitura municipal de Itarana, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8999

Palavras-chave:

Política de Formação de Professores. PARFOR. Regime de Colaboração.

Resumo

Neste texto, a implementação do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR é investigada a partir do regime de colaboração entre os entes federados, analisando os processos dialógicos e suas contradições no estado da Bahia. O caminho teórico-metodológico adotado foi o Materialismo Histórico Dialético, compreendido como um método que permite a apreensão da realidade em sua totalidade. A pesquisa indicou quatro principais questões, as quais, analisadas sob a perspectiva do contexto capitalista atual, se relevam como contradições na política de formação de professores atual.

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Biografia do Autor

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da bahia

Docente titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Rene Silva, Nefop/UESB Prefeitura municipal de Itarana, Bahia

Mestre em educacao pelo PPGED da UESB, docente e coordenador pedagogico da rede municipal de educacao de Itarana, Bahia, consultor MEC para a criacao e implementacao dos planos de cargos e salarios do municipios.

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

MORORÓ, L. P.; SILVA, R. Contradições na articulação dos entes federados para implementação da política nacional de formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 440–455, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8999. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos