Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9074

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Interações sociais. Mobilidade.

Resumo

As TDIC permitem um determinado modo de funcionamento das interações sociais, proporcionando diversidade de ambientes ou situações sociais. Nesses termos, como são os deslocamentos para acesso à informação? Além disso, quais recursos e possíveis formas de agrupamento ocorrem como estratégias de estudo? Nas interações comunicativas, a constituição dos espaços se vincula ao acesso à informação mútua permitida entre duas pessoas. Um “lugar”, aqui, não é apenas um espaço físico delimitado por uma fronteira ou borda, mas um sistema de informações que permite aos sujeitos definirem as situações sociais. Portanto, pensar nas instituições de ensino, nas bibliotecas públicas e outros lugares adquire complexidade, particularmente na cibercultura. Esses eram os espaços físicos que antes determinavam como seria o fluxo da informação aos estudantes. A investigação abordou a questão por meio de pesquisa quali-quantitativa. Os resultados sugerem possibilidades de acesso à informação pelos adolescentes, não fosse a estrutura institucional hoje. Existe um desafio no sentido de que a maior mobilidade proporcionada pelas atuais TDIC está, por ora, limitada. 

Biografia do Autor

Erika Giacometti-Rocha, UFSCar

Doutoranda em Educação (PPGE) na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela UFSCar (2016). Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar (2013-2015). Pesquisa sobre o Impacto sociocultural e cognitivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fomento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concluído. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998-2002). Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação / Coord. UAB / UFSCar. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515286597269486 . Grupo  Horizonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8247769850694740

Referências

BARBOSA, V. F. A. (Coord.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2014. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014. Disponível_em:<http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronic o.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014.

CARVALHO, F. S.; HAGUENAUER, C. J.; VICTORINO, A. L. Q. Utilização de jogos interativos no ensino a distância via internet. 2005. Disponível em: http://abed.org.br/congresso2005/por/pdf/040tcc5.pdf. Acesso em 06 jul. 2016.

LEMOS, A. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2007. Disponível em <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio.pdf> Acesso em: 10 nov. 2015.

LEMOS, A. Mídia locativa e territórios informacionais. Information media, 2008. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf> Acesso em: 10 nov. 2015.

MAMEDE-NEVES, M. A.; RIBEIRO, F. N. Jovens e mestres em rede. In: Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Papirus: São Paulo, 2012. p. 227-252.

MENDES, M.; ALMEIDA, M. E. B. Utilização do laptop educacional em sala de aula. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.

MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.

SOUSA, J. K. L. L. de. Segunda Geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz. In: IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. Brasília, 2004. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/30981505565608371318075315755262531524.pdf> Acesso em: 10 jun. 2016.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

Giacometti-Rocha, E., & Mill, D. (2017). Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.), 966–982. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9074

Edição

Seção

Artigos