Profissão docente: elementos demarcadores das representações sociais de professores em início de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.9094

Palavras-chave:

Profissão docente, Representações sociais, Professor iniciante

Resumo

O artigo aborda as representações sociais da profissão docente entre diferentes grupos de professores iniciantes em atuação na educação básica. Apresenta-se os elementos demarcadores dessas representações. Utilizou-se como referencial a abordagem societal das representações sociais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que envolveu 44 professores de escolas públicas de Recife e Região Metropolitana com até cinco anos de carreira. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada e processados através do software Alceste. Como elementos demarcadores das representações sociais da profissão docente detectamos: a transmissão e mediação de conhecimentos, possibilidade de formar sujeitos, o compromisso e a responsabilidade envolvidos na tarefa de educar e, principalmente, a desvalorização e falta de reconhecimento social do professor. A pesquisa reforça a necessidade de elaboração de programas formativos que ofereçam maior suporte ao trabalho do docente iniciante.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associado I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

MACHADO, L. B. Profissão docente: elementos demarcadores das representações sociais de professores em início de carreira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1132–1148, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.9094. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9094. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos