Formação profissional em rede: MOOC de redação oficial em LibreOfficeWriter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9111

Palavras-chave:

Formação profissional em rede. MOOC. Redação de documentos oficiais. LibreOffice Writer.

Resumo

Este estudo objetiva inovar na oferta de formação mediada pelas Tecnologias Educacionais em Rede (TER) através de um MOOC (Massive Open Online Courses - Cursos On-line Abertos e Massivos), pela plataforma Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment). Esta pesquisa foi implementada em duas fases: 1) módulo-piloto, a fim de verificar se a organização didático-metodológica estava bem encaminhada; e 2) MOOC, para promover a formação profissional e o aprimoramento de conhecimentos acerca da redação oficial em LibreOfffice Writer. Após a análise dos dados coletados no MOOC, constatou-se que houve processo de ensino-aprendizagem mediado pelas Tecnologias Educacionais em Rede (TER), dado que promoveu a formação profissional dos envolvidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Silveira Bonorino, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós­-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM), especialista em Linguística pela AVM Faculdade Integrada, graduada em Letras - Português/Literatura de Língua Portuguesa pela UFSM. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Pampa – Campus Itaqui/RS, Brasil.
E-­mail: lilianebonorino@unipampa.edu.br

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

IlseAbegg é Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos Programas de Pós­Graduação em Educação e Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisadora FAPERGS e Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSM). Possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSM. Graduada em Pedagogia pela UFSM. E­-mail: ilse.abegg@ufsm.br

Referências

ABEGG, I.; BASTOS, F. P.; MÜLLER, F. M. Educação como prática da liberdade e movimento software livre: produção colaborativa mediada pelas TIC. Revista FACED, Salvador, n. 15, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/3445/3519>. Acesso em: 25 mar. 2017.

ALBERTI, T. F. et al. Oportunidades, perspectivas e limitações dos MOOC no âmbito da UAB/UFSM. In: ESUD 2013 – Congresso Brasileiro De Ensino Superior A Distância, 10., 2013, Belém/PA. Anais Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 10., Belém/PA, jun. 2013. p. 1-13. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT1/114256.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2015.

BARIN, C. S.; BASTOS, F. P. Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios. Revista Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 3, dezembro/2013. p. 1-10. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44707/28546>. Acesso em: 11 nov. 2015.

BECKER, A. M. Rede de Formação e Desenvolvimento Profissional e Constituição de Comunidade: um diálogo sobre o percurso formativo inicial em educação a distância. Revista Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41710/26459>. Acesso em: 13 nov. 2014.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming Critical Education, Knowledge and Action Research. New York, USA: Deakin University Press, 1986.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FFREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GABRIEL, M. Educ@r: a (r) evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C. e PRETTO, N. L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas.1. ed., 1 imp. – Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012, p. 193-217.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MALLMANN, E. M. et al. Mooc mediado por REA: prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superior. In: Colóquio Luso-Brasileiro De Educação A Distância e Elearning, 3., 2013, Lisboa, PT. Anais Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3., Lisboa, PT: Universidade Aberta de Portugal, v. 1, 2013. p. 1-19. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3076/1/Mooc.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2015.

POCHMANN, M. Trabalho e formação. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 491-508, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30490/19420>. Acesso em: 13 set. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Laboratório Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre e Aberto (Laveala). Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.

VELOSO, R. Tecnologias da informação e da comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

BONORINO, L. S.; ABEGG, I. Formação profissional em rede: MOOC de redação oficial em LibreOfficeWriter. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1069–1084, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9111. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9111. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos