Interculturalidade na perspectiva da descolonialidade: possibilidades via educação

Autores

  • João Alberto Steffen Munsberg Unilasalle/Canoas
  • Gilberto Ferreira da Silva Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.9175

Palavras-chave:

Descolonialidade. Interculturalidade. Educação intercultural. Geopolítica do conhecimento. Giro decolonial.

Resumo

Este artigo explora a questão da interculturalidade no campo da educação desde as contribuições oriundas da produção do Grupo Modernidade/Colonialidade, sob a perspectiva da descolonialidade. Resulta de um processo de discussão realizada pelo coletivo de pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural do Unilasalle. Lança-se mão da literatura disponível para a construção da reflexão, com especial ênfase aos textos de Mignolo, Quijano e Restrepo/Rojas. Os pressupostos desses pensadores apontam para a proposição de uma “episteme outra”, pensada desde o lugar do subalternizado. Constata-se que a educação intercultural se constitui em possível fator propulsor da descolonização, remetendo para a construção de uma “sociedade outra” mediante a superação de velhos discursos, de estruturas excludentes e de posturas discriminatórias. Nessa perspectiva, a interculturalidade propicia a convivência de sujeitos e de sociedades plurais, de culturas múltiplas. Não obstante, a realidade no campo da educação intercultural continua como desafio na busca de um “outro mundo possível”.

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Biografia do Autor

João Alberto Steffen Munsberg, Unilasalle/Canoas

Doutorando em Educação, PPGEDU Unilsalle/Canoas

Gilberto Ferreira da Silva, Unilasalle

Doutor em Educação. Professor do PPGEDU Unilasalle.

Pesquisador bolsista PQ CNPq.

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

STEFFEN MUNSBERG, J. A.; FERREIRA DA SILVA, G. Interculturalidade na perspectiva da descolonialidade: possibilidades via educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 140–154, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.9175. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9175. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos