Ensino de línguas estrangeiras e prática médica no projeto let’s go: uma perspectiva humanizada

Autores

  • Nildiceia Aparecida Rocha Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP
  • Silke Anna Thereza Weber Faculdade de Medicina de Botucatu - FM/UNESP.
  • Larissa Pierri Carvalho Aluna da Faculdade de Medicina, Campus de Botucatu/UNESP
  • Eduardo Fonseca Faculdade de Medicina, Campus de Botucatu/UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9413

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras. Prática médica. Abordagem humanizada.

Resumo

A sociedade atual cada vez mais se caracteriza pelo trabalho cognitivo e, no contexto de globalização, a língua estrangeira (LE) é a primeira das barreiras para a inserção do indivíduo a nível nacional e internacional. Um facilitador importante do aprendizado de uma segunda língua é a introdução precoce na aprendizagem da LE (BROWN, 2001), aproveitando assim a curiosidade natural das crianças para introduzi-las na aprendizagem de uma outra língua além de sua língua materna. Para isso, o professor precisa trabalhar sua habilidade de transmitir conhecimentos de modo mais compreensível, promovendo uma capacidade essencial para o futuro médico, uma postura humanizada. Neste sentido, o presente trabalho focaliza as experiências que os médicos em sua formação acadêmica tem realizando ao atuarem como promotores da aprendizagem de língua inglesa no cotidiano de alunos do 5º ano da escola de Ensino Fundamental, junto ao Projeto de Extensão Let`s Go, que pretende despertar neles o interesse pela LE e também integrar os estudantes da Faculdade de Medicina de Botucatu com crianças de um meio social diferente para aprimorarem, assim, suas habilidades interpessoais e de comunicação. Metodologicamente, sob a orientação e supervisão de professores da área de ensino e aprendizagem de LE e da Medicina, foi desenvolvida uma apostila pelos alunos da faculdade de Medicina para promoverem aulas de inglês, uma vez por semana, para 90 alunos de três classes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais. Para avaliação do curso pelos alunos, foi elaborado um questionário aplicado no início e no fim do ano letivo. Observa-se, de modo geral, pela análise do corpus (questionários) que o Projeto Let’s Go tem atingido os objetivos: promover e sensibilizar para o aprendizado de língua inglesa, além de proporcionar a interação dos alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu com a comunidade, numa perspectiva humanizada.

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Biografia do Autor

Nildiceia Aparecida Rocha, Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Letras Modernas (área de Língua Espanhola/LE) da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP

Silke Anna Thereza Weber, Faculdade de Medicina de Botucatu - FM/UNESP.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Climacteric (Carnforth), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), Revisor de periódico da International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (Print), Revisor de periódico da Journal of Pediatric Biochemistry, Revisor de periódico da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso), Revisor de periódico da Vascular Health and Risk Management (Print), Membro de corpo editorial da International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (Print), Professora Programa de Pós-graduação do Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação e Extensão, Revisor de periódico da British Journal of Medicine and Medical Research e Revisor de periódico da Cardiology in the Young Cambridge Press. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

Larissa Pierri Carvalho, Aluna da Faculdade de Medicina, Campus de Botucatu/UNESP

Aluna da Faculdade de Medicina, Campus de Botucatu/UNESP>

Eduardo Fonseca, Faculdade de Medicina, Campus de Botucatu/UNESP.

Aluno da Faculdade de Medicina,Campus de Botucatu/UNESP.

Referências

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares nacionais: língua estrangeira / ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, H. D. Teaching by principles: and interactive approach to language pedagogy. 2 ed. San Francisco: State University, 2001.

FINI, I. M. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: inglês. Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, M. K. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

SÃO PAULO. Proposta Curricular de Língua Estrangeira Moderna: inglês 1o grau. São Paulo, SE/Cenp, 1988.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

ROCHA, N. A.; WEBER, S. A. T.; CARVALHO, L. P.; FONSECA, E. Ensino de línguas estrangeiras e prática médica no projeto let’s go: uma perspectiva humanizada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1104–1116, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9413. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9413. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos