Pedagogia Freinet e a escola no século XXI: perspectivas humanizadoras para o trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9632Palavras-chave:
Técnicas Freinet. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural. Cooperação atividade e participação infantis.Resumo
Este artigo tem como objetivo a discussão dos princípios e técnicas de ensino organizados, desenvolvidos e socializados por Freinet (1976), para a reflexão sobre como a Pedagogia pensada por este estudioso é fonte de participação ativa de adultos (professores) e crianças no ambiente escolar, desde a Educação Infantil. A discussão parte dos estudos realizados em uma tese de doutorado (SILVA, 2016). Nesta exposição, trazemos à análise algumas vivências da professora pesquisadora com crianças de duas turmas de Educação Infantil, de algumas técnicas Freinet: Roda de Conversa, Aula passeio, Jornal de parede, Livro da vida. A geração dos dados se deu pela participação ativa, pela observação e pelo registro da prática educativa. Os resultados da investigação indicam que a vivência das técnicas Freinet pode refletir em um planejamento motivador do encontro das crianças com os objetos da cultura e com outras pessoas refletindo assim em um desenvolvimento mais pleno e harmônico na infância.
Downloads
Referências
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p. 483 – 502, set./dez. 2005.
FREINET, C. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Estampa, 1976.
FREINET, E. Nascimento de uma Pedagogia Popular: os métodos Freinet. Tradução: Rosália Cruz. Lisboa: Editorial Estampa, Lda,1978.
ICEM, Primeiros contatos com a Pedagogia Freinet. Dossiê Pedagógico da revista L’Educateur. Tradução: Ruth Joffily Dias, 1979.
MELLO, R. R. Pedagogia Freinet: Um Caminho para uma Educação Ativa. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, dissertação de mestrado, 1992.
PODDIÁKOV, N. Sobre el problema del desarrollo del pensamento en los preescolares. In.: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. La Psicologia Evolutiva e Pedagogica en la URSS (Antropologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987. p.168-172.
SAMPAIO, R. M. W. Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1994, 239p.
SILVA, A. L. R. da. Leitura na Educação Infantil: Implicações da Teoria Histórico-Cultural. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.