Pedagogia Freinet e a escola no século XXI: perspectivas humanizadoras para o trabalho pedagógico

Ana Laura Ribeiro da Silva, Elieuza Aparecida de Lima, Amanda Valiengo

Resumo


Este artigo tem como objetivo a discussão dos princípios e técnicas de ensino organizados, desenvolvidos e socializados por Freinet (1976), para a reflexão sobre como a Pedagogia pensada por este estudioso é fonte de participação ativa de adultos (professores) e crianças no ambiente escolar, desde a Educação Infantil. A discussão parte dos estudos realizados em uma tese de doutorado (SILVA, 2016). Nesta exposição, trazemos à análise algumas vivências da professora pesquisadora com crianças de duas turmas de Educação Infantil, de algumas técnicas Freinet: Roda de Conversa, Aula passeio, Jornal de parede, Livro da vida. A geração dos dados se deu pela participação ativa, pela observação e pelo registro da prática educativa. Os resultados da investigação indicam que a vivência das técnicas Freinet pode refletir em um planejamento motivador do encontro das crianças com os objetos da cultura e com outras pessoas refletindo assim em um desenvolvimento mais pleno e harmônico na infância.


Palavras-chave


Técnicas Freinet. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural. Cooperação atividade e participação infantis.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9632



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