A livre expressão na Pedagogia Freinet

Autores

  • Marta Scarpato

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9667

Palavras-chave:

Livre expressão. Pedagogia Freinet. Educação escolar.

Resumo

A livre expressão é um aspecto que merece um olhar especial na Pedagogia criada pelo educador Célestin Freinet que enfatiza que o ser humano tem necessidade e desejo de se comunicar e se expressar nas diferentes linguagens: desenho, escrita, fala e pelo corpo. O incentivo à livre expressão dos alunos na pedagogia Freinet ocorre em todas as suas Técnicas de ensino: Jornal Escolar, roda da conversa, Imprensa escolar, Correspondência interescolar, aula-passeio, entre outras. Diante disso faz-se necessário uma reflexão sobre a importância da livre expressão, do movimento corporal na educação escolar para podermos explorar mais as diferentes formas de linguagem e propiciarmos uma educação que foque o desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1975.

FREINET, C. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FREINET, C. Conselho aos pais. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.

FREINET, C. O jornal escolar. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.

FREINET, C. Ensaio de psicologia sensível I. Lisboa: Ed. Presença, 1976.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 30. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FREINET, C & SALENGROS, R. Modernizar a escola. Lisboa: Dinalivro, 1977.

FREINET, É. Nascimento de uma pedagogia popular: métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.

OLIVEIRA, A. M. M. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias de Botafogo, 1995.

SAMPAIO, R. M. W. F. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.

SANTOS, M. L. A construção de um projeto educativo à luz dos princípios da Pedagogia Freinet. PUC/SP, 1996 (mesa redonda-não publicado).

SCARPATO, M. T. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Dissertação de mestrado. Campinas: Faculdade de Educação Física/ UNICAMP, 1999.

SCARPATO, M. T. Didática e desenvolvimento integral. São Paulo: Avercamp, 2012.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

SCARPATO, M. A livre expressão na Pedagogia Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 620–628, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9667. Acesso em: 26 dez. 2024.