A livre expressão na Pedagogia Freinet
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9667Palavras-chave:
Livre expressão. Pedagogia Freinet. Educação escolar.Resumo
A livre expressão é um aspecto que merece um olhar especial na Pedagogia criada pelo educador Célestin Freinet que enfatiza que o ser humano tem necessidade e desejo de se comunicar e se expressar nas diferentes linguagens: desenho, escrita, fala e pelo corpo. O incentivo à livre expressão dos alunos na pedagogia Freinet ocorre em todas as suas Técnicas de ensino: Jornal Escolar, roda da conversa, Imprensa escolar, Correspondência interescolar, aula-passeio, entre outras. Diante disso faz-se necessário uma reflexão sobre a importância da livre expressão, do movimento corporal na educação escolar para podermos explorar mais as diferentes formas de linguagem e propiciarmos uma educação que foque o desenvolvimento integral dos alunos.
Downloads
Referências
FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1975.
FREINET, C. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FREINET, C. Conselho aos pais. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.
FREINET, C. O jornal escolar. 20. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.
FREINET, C. Ensaio de psicologia sensível I. Lisboa: Ed. Presença, 1976.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 30. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FREINET, C & SALENGROS, R. Modernizar a escola. Lisboa: Dinalivro, 1977.
FREINET, É. Nascimento de uma pedagogia popular: métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.
OLIVEIRA, A. M. M. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias de Botafogo, 1995.
SAMPAIO, R. M. W. F. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.
SANTOS, M. L. A construção de um projeto educativo à luz dos princípios da Pedagogia Freinet. PUC/SP, 1996 (mesa redonda-não publicado).
SCARPATO, M. T. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Dissertação de mestrado. Campinas: Faculdade de Educação Física/ UNICAMP, 1999.
SCARPATO, M. T. Didática e desenvolvimento integral. São Paulo: Avercamp, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.