O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada

Autores

  • Cláudia Chaves Fonseca
  • Sandra Pereira Tosta

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9668

Palavras-chave:

Comunicação. Mídia. Filosofia da educação. Educação comparada.

Resumo

O artigo visa problematizar o campo da comunicação na obra de Célestin Freinet, analisando a inter-relação entre educação e comunicação no pensamento educacional do autor. Destaca-se nas obras do educador francês o entendimento da comunicação não somente como mídia - ainda que tenha sido um dos maiores divulgadores de técnicas pedagógicas como o jornal escolar – mas como uma perspectiva teórica e metodológica que edifica seu projeto educativo. O “comunicar-se” alinha-se ao “expressar-se”, “criar, agir e compreender”, “organizar-se” e “avaliar-se”, de modo que a comunicação constitui-se em um eixo e uma finalidade da obra freinetiana. Trata-se de um recorte de tese, com previsão de defesa em março de 2017, que estuda em perspectiva comparada o campo comunicacional como parte da matriz de pensamento na filosofia educacional de John Dewey, Célestin Freinet e Paulo Freire.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORTUNATO, Ivan. 50 anos sem Célestin Freinet, 500 anos de retrocesso das práticas escolares. Journal for Educators, Teachers and Trainers, JETT, Vol.7 (1); 174-181, 2016.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Presença, 1973.

FREINET, Célestin. O jornal escolar. Lisboa: Estampa, 1976.

FREINET, Célestin; BALESSE, Luciene. A leitura pela imprensa na escola. Porto: Dinalivros, 1977.

FREINET, Élise. Nascimento de uma pedagogia popular: os métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.

FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

NASCIMENTO, Maria Evelyna. A pedagogia Freinet: natureza, educação e sociedade. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias de Botafogo, 1995.

THOMPSON, John. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 3ª. ed. Lisboa: Presença, 1994.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

FONSECA, C. C.; TOSTA, S. P. O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 629–643, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9668. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9668. Acesso em: 22 nov. 2024.