O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada

Cláudia Chaves Fonseca, Sandra Pereira Tosta

Resumo


O artigo visa problematizar o campo da comunicação na obra de Célestin Freinet, analisando a inter-relação entre educação e comunicação no pensamento educacional do autor. Destaca-se nas obras do educador francês o entendimento da comunicação não somente como mídia - ainda que tenha sido um dos maiores divulgadores de técnicas pedagógicas como o jornal escolar – mas como uma perspectiva teórica e metodológica que edifica seu projeto educativo. O “comunicar-se” alinha-se ao “expressar-se”, “criar, agir e compreender”, “organizar-se” e “avaliar-se”, de modo que a comunicação constitui-se em um eixo e uma finalidade da obra freinetiana. Trata-se de um recorte de tese, com previsão de defesa em março de 2017, que estuda em perspectiva comparada o campo comunicacional como parte da matriz de pensamento na filosofia educacional de John Dewey, Célestin Freinet e Paulo Freire.

 


Palavras-chave


Comunicação. Mídia. Filosofia da educação. Educação comparada.

Texto completo:

PDF

Referências


FORTUNATO, Ivan. 50 anos sem Célestin Freinet, 500 anos de retrocesso das práticas escolares. Journal for Educators, Teachers and Trainers, JETT, Vol.7 (1); 174-181, 2016.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Presença, 1973.

FREINET, Célestin. O jornal escolar. Lisboa: Estampa, 1976.

FREINET, Célestin; BALESSE, Luciene. A leitura pela imprensa na escola. Porto: Dinalivros, 1977.

FREINET, Élise. Nascimento de uma pedagogia popular: os métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.

FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

NASCIMENTO, Maria Evelyna. A pedagogia Freinet: natureza, educação e sociedade. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1995.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias de Botafogo, 1995.

THOMPSON, John. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 3ª. ed. Lisboa: Presença, 1994.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9668



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.