Desenvolvimento profissional docente na perspectiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.13114

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Plano de carreira, Sindicato, Valorização profissional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional docente com vistas a qualificar a hora atividade, bem como evidenciar o protagonismo do sindicato nesse processo. Teve como objetivo compreender de que forma o Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS, a partir do direito a hora atividade pode contribuir no desenvolvimento profissional docente, bem como o sindicato pode se constituir protagonista nesse processo. A abordagem metodológica esteve baseada na Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2018) com construção dos dados a partir dos Círculos Dialógicos (HENZ,2015) e a compreensão e interpretação na perspectiva da Hermenêutica de (GADAMER,1999), bem como recorremos à análise documental. A pesquisa evidenciou a necessidade do cumprimento da Lei 11.738/08 que, além de um piso salarial básico, determina 1/3 da carga horária do professor destinada para atividades de planejamento de atividades e formação, preferencialmente, no contexto das escolas e transformar a escola e a sala de aula em ambiente de pesquisa e reflexão sobre a prática. Portanto, a defesa dos Planos de Carreira enquanto instrumento referencial para a luta dos docentes na efetivação da valorização profissional e garantia de direitos culminou construção de uma proposta para a Secretaria de Município da Educação a com estratégias para o Desenvolvimento Profissional Docente.

 

 

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Biografia do Autor

Martha Izabel Pauler Najar

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Psicopedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede municipal de ensino em Santa Maria RS. Atualmente cedida no Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria RS

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

PAULER NAJAR, M. I.; MACHADO LUNARDI, E. Desenvolvimento profissional docente na perspectiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 189–205, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.13114. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13114. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos