Nietzsche educador e a afirmação da singularidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16121

Palavras-chave:

Nietzsche, Educação, Singularidade

Resumo

O artigo tem por objetivo explicitar o impacto de Schopenhauer sobre Nietzsche como um estilo de mestre, incorporando a singularidade como aquilo que a educação promove. Para contemplar esta tarefa e atualizar a reflexão para o nosso tempo, faz-se necessário enfrentar a tensão entre as demandas das instituições educacionais e a potência de um mestre na prática do seu ofício, a fim de buscar em cada estudante aquilo que ele tem de genuíno e original. Trata-se de um ensaio de abordagem qualitativa que reflete a trajetória formativa do próprio Nietzsche, capaz de promover sua condição extemporânea e enfrentar a cultura de sua época. Educar, formar-se, é uma tarefa que exige paciência, persistência, rigor, disciplina. Para isso, um mestre é necessário, de preferência, como nos indica Nietzsche, portador de uma serenidade admirável, cheio de um fogo forte e devorador para ser capaz de promover a singularidade do seu aluno.

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Biografia do Autor

Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Professora Titular. Doutorado em Educação (UFRGS).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

HARDT, L. S. Nietzsche educador e a afirmação da singularidade . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2776–2793, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16121. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16121. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos