Desenho universal para aprendizagem e tecnologia assistiva: complementares ou excludentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16066

Palavras-chave:

Desenho universal para aprendizagem, Tecnologia assistiva, Inclusão escolar

Resumo

Com os avanços de pesquisas e legislações sobre a inclusão educacional surgiram inúmeras teorias e ações com o objetivo de favorecer a inclusão dos alunos com deficiência no contexto escolar, entre elas destacamos o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e o uso da Tecnologia Assistiva (TA). Esse artigo apresenta uma discussão teórica pautada nos princípios que compõem o DUA e a TA, para tanto dissertamos como a literatura tem apontado que essas perspectivas, apesar de a priori parecerem incompatíveis, podem favorecer e ser complementares no processo de inclusão educacional.

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Biografia do Autor

Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES).

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES).

Lígia Maria Presumido Bracciali, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Doutora em Educação Física.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. de P. e; GONÇALVES, A. G.; BRACCIALI, L. M. P. Desenho universal para aprendizagem e tecnologia assistiva: complementares ou excludentes?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3034–3048, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.16066. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16066. Acesso em: 18 abr. 2024.