A formação de professores alfabetizadores para a educação inclusiva: um destaque ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11067

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Inclusiva, PNAIC, Alfabetização.

Resumo

Este estudo analisa as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa à formação de professores alfabetizadores para a Educação Inclusiva. O objetivo da pesquisa foi o de levantar junto aos professores cursistas as principais modificações nas suas práticas pedagógicas após a participação neste programa de formação de professores implementado pelo Ministério da Educação (MEC), no que tange à alfabetização dos alunos público-alvo da educação especial. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo para o levantamento dos dados e a Perspectiva Histórico Cultural, na sua análise. Concluímos que o PNAIC foi o primeiro curso de formação de professores alfabetizadores a abordar a Educação Inclusiva, possibilitando significativas contribuições à pratica pedagógica de seus participantes.

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Biografia do Autor

Lucia Cristina Dalago Barreto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá

Professora da rede estadual de ensino do estado do Paraná

 

Elsa Midori Shimazaki

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Faz parte do grupo de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

DALAGO BARRETO, L. C.; SHIMAZAKI, E. M. A formação de professores alfabetizadores para a educação inclusiva: um destaque ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 157–168, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11067. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11067. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos