Narrativas identitárias em experiência de transformação e desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11836

Palavras-chave:

Formação docente, Desenvolvimento profissional docente, Metamorfoses.

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre desenvolvimento profissional docente (DPD) a partir dos processos formativos e da constituição e socializações de narrativas identitárias de dois professores (Mariposa e Casulo) que participam do Grupo de Pesquisa Transformação de uma Universidade Pública Federal do Pará. A metodologia no estudo é de natureza qualitativa com uso de análise do conteúdo. Os dados são compostos pela análise de entrevista semiestruturada à práxis do planejamento de encontros dialogados durante um semestre letivo. Os resultados revelam que DPD, em Grupo de Estudo e Pesquisa apesar da singularidade de cada narrativa, apresentam pontos que se complementam na constituição da identidade tecendo a autotransformação de professores reflexivos.

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Biografia do Autor

Carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA 2016/20) . Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química (UEPA - 2003), Licenciatura em Pedagogia (Unicesumar - 2018), Especialista em Metodologia Científica (UCAM/RJ - 2005), Especialista em Educação Social para Juventude (UEPA/UFPA - 2013), Mestrado em Ciência de la Educación pela Universidade Autonoma de Asunción (UAA - 2011), Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC/SP - 2015). Membro dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão (Trans)Formação e FormAção do IEMCI/UFPA. Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

ROCHA, C. J. T. da; MALHEIRO, J. M. da S. Narrativas identitárias em experiência de transformação e desenvolvimento profissional docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 986–1000, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos