Estudo da ciência da educação fundamentada na interdisciplinaridade por Olga Pombo: um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12113

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Olga Pombo, Integração de saberes.

Resumo

Trata-se de revisão sistemática da literatura, com objetivo de verificar como as ideias de interdisciplinaridade formuladas pela epistemóloga portuguesa Olga Pombo apresentam-se nas teses de doutorado publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2015 a 2017. O corpus final foi formado de 28 teses, sendo onze em Educação, oito em Ciência da Informação e as demais nas áreas de Saúde, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Neste estudo verificou-se que a interdisciplinaridade retratada corrobora o conceito defendido pela autora em relação a “manifestação de transformação epistemológica em curso”.

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Biografia do Autor

Patrícia Medina, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras (1986), graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenador de curso de Pedagogia , campus Palmas e bolsista - fapto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Editora Científica da Revista Adsumus da Defensoria Publica do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Professores Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação superior, direitos humanos, pedagogia e excelência em gestão

Maria Leda Melo Lustosa Pereira, Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)  em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Possui Pós-graduação, lato sensu, em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO e em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e docência das disciplinas pedagógicas do magistério, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO. Docente na Educação Básica desde 1995. Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins desde junho de 2002, vinculada à área de Planejamento e Gestão. Exerce a Advocacia.

José Eudacy Feijo de Paiva, Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da magistratura Tocantinense (ESMAT). Possui graduação em Direito pela Universidade do Tocantins (2002) e graduação em Curso de Formação de Oficiais (CFO) pela Academia de Polícia Militar de Goiás (GO) (1988). Pós-graduação em Gestão Pública e Qualidade (2009), Docência do Ensino Superior (2001) e especialização em Comunicação Social (1993). Atualmente está Coordenador de Gestão Estratégica do TJTO. É servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, no cargo de Analista Judiciário. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, gestão, cliente, administração pública e clima organizacional.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

MEDINA, P.; PEREIRA, M. L. M. L.; FEIJO DE PAIVA, J. E. Estudo da ciência da educação fundamentada na interdisciplinaridade por Olga Pombo: um estudo de revisão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2287–2300, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12113. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12113. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos