Condições do trabalho docente na educação infantil

Uma análise crítica em tempos pandêmicos na cidade de Londrina/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16320

Palavras-chave:

Educação infantil, Trabalho docente, Reestruturação produtiva, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende, a partir de uma perspectiva histórica, explorar as mudanças ocorridas na sociedade a partir da década de 90, analisando, em específico, os reflexos sobre a educação e, consequentemente, sobre o trabalho do professor em tempos pandêmicos. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender quais são os elementos que caracterizam as condições de trabalho docente da Educação Infantil na sociedade contemporânea, em especial, na pandemia. Como processo investigativo, o estudo será pautado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, fundamentando-se no método dialético. As discussões serão baseadas nas pesquisas de Antunes e Alves (2004), Saviani (1984), Marx (2008), entre outros. Ao término do estudo, constatamos que se faz necessário investir na melhoria das condições de trabalho na Educação Infantil, por meio de ações de infraestrutura e de formação continuada, para que o professor possa realizar sua função de forma digna e com o conhecimento das práticas necessárias.

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Biografia do Autor

Isabela Aparecida Rodrigues Costa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Jacqueline Oliveira Jovanovich, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UEM).

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma – SC – Brasil

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUCRS).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

COSTA, I. A. R.; JOVANOVICH, J. O.; OLIVEIRA, M. R. F. de; SILVA, A. S. da. Condições do trabalho docente na educação infantil: Uma análise crítica em tempos pandêmicos na cidade de Londrina/PR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0981–0994, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.16320. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16320. Acesso em: 29 mar. 2024.