O ensino de música e o desafio da democratização no “chão da escola”

Autores

  • Wenderson Silva Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Eduardo Henrique Narciso Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10196

Palavras-chave:

Educação. Ensino de música. Democratização.

Resumo

A entrada em vigor da lei 13.278/2016 (BRASIL, 2016) tornou o ensino de Artes visuais, Dança, Música e Teatro obrigatórias no currículo da educação básica em todo o país. Entretanto, especificamente no que diz respeito ao ensino de Música, há uma série de fatores e problemas que dificultam a plena inserção da disciplina nas escolas brasileiras, que vão da falta de recursos materiais até a legitimidade social da disciplina e a valorização desse conhecimento como algo significante para a formação das/dos estudantes. Nesse sentido, este artigo propõe analisar as dinâmicas sociais e políticas que permeiam o ensinar/aprender música, bem como as experiências em ensino coletivo de instrumentos musicais na tentativa de democratização do ensino de Música visando a inclusão social por meio dela. Do mesmo modo, abre-se a possibilidade de promoção de uma mudança de paradigmas e ampliação dos horizontes discentes em relação a conhecimentos artísticos e culturais, incentivando a criatividade e a capacidade de interpretações e leituras diversas do mundo que os cerca. 

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

OLIVEIRA, W. S.; BORGES, E. H. N. O ensino de música e o desafio da democratização no “chão da escola”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1448–1463, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10196. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10196. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos