O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência

Autores

  • Mardem Michael Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • João Paulo de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Luciano Bernardes Leite Universidade Federal de Viçosa
  • Bárbara Alves de Morais Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Lopes Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Larissa Gabrielle Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Sarah Vieira Miranda Universidade Federal de Viçosa
  • Mayra Cristina da Silva Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Vívian Helene Diniz Araújo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593

Palavras-chave:

Formação acadêmica. Formação extracurricular. Formação de professores.

Resumo

A formação extracurricular durante a graduação é um fator de extrema importância para a ampliação das vivências do estudante durante a sua vida acadêmica. Alguns programas existentes na universidade, como o Programa de Educação Tutorial –PET, por exemplo, possibiltam ao aluno experiências com essa formação, que vai além do que é abordado nas disciplinas dos cursos. Seguindo a prerrogativa PET em nível nacional, o PET-EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal, trabalha visando abranger os cursos de graduação do campus a que pertence, mas tendo como foco principal as licenciaturas. Nesse sentido, esse estudo objetivou a obtenção de informações sobre qual a contribuição do grupo PET-EDUCAÇÃO para a formação acadêmica dos alunos do campus Florestal/UFV, em suas percepções. Por meio da aplicação de questionário semiestruturados, ficou evidente que o PET-EDUCAÇÃO é conhecido pelos graduandos do campus em questão, mas que nem todos estes participam de suas atividades, principalmente devido à falta de tempo. O programa exerce uma notável contribuição para a formação dos graduandos, em especial dos estudantes das licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mardem Michael Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET-Educação

João Paulo de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR

Tutor do PET/EDUCAÇÃO UFV Florestal.

Docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFV florestal.

Luciano Bernardes Leite, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Educação Física - UFV

Bolsista PIBIC

Bárbara Alves de Morais, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Camila Lopes Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Larissa Gabrielle Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PIBIC

Sarah Vieira Miranda, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Ciências Biológicas - UFV

Bolsista PET/EDUCAÇÃO

Mayra Cristina da Silva Costa, Universidade Federal de Viçosa

Bióloga, licenciada pela UFV

Vívian Helene Diniz Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Química, licenciada pela UFV

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições, 2016.

BIASUS, G. Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do Estado do RS: um estudo multicasos. 2006. 197 f. (Dissertação), Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

BROH, B. Linking extracurricular programming to academic achievement: Who benefits and why? Sociology of education, p. 69-95, 2002.

CHAVES, T. V.; TERRAZAN, E. A. Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2015.

DA SILVA, M. M. F. et al. Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 41, n. 3, p. 593-604, 2016.

DA SILVA, M. M. F. et al. PET FEIRA-LIVRE: epidemiologia e saúde ambiental através das trocas de experiências com a comunidade de Florestal-MG. Revista ELO–Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 60-77, 2015.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p.1355-1379, 2010.

GERBER, S. B. Extracurricular activities and academic achievement. Journal of Research & Development in Education, 1996.

MALUCELLI, V. M. B. Análise crítica da formação dos profissionais da educação: revisando a licenciatura em Biologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 2, n. 4, p. 139-152, 2001.

MARTIN, M. G. M. B. O Programa de Educação Tutorial: formação ampla na graduação. 2005. 108 f. (Dissertação), Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba: 2005.

PEREIRA, A. K. et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 163-194, 2011.

PERES, S. M. et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões. In: WEI–XXII WORKSHOP SOBRE EDUCAÇAO EM COMPUTAÇAO. Anais do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computaçao. 2014. p. 1503-1512. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/servlet/Trabalho?id=22789. Acesso em: 28 out. 2017.

PERES, S. M.; BOSCARIOLI, C. Fortalecendo o ambiente acadêmico da graduação com o Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação. In: CADERNO DE RESUMOS - SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES CURRICULARES, Unicamp, 2011.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET. Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação, 2006.

SIMÃO, R. I. P. A relação entre atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico, motivação, autoconceito e autoestima dos alunos. Monografia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, não publicada. Lisboa, 2005.

USP. Programa de Educação Tutorial – PET/USP: Projeto de Políticas e Diretrizes Pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação, Universidade de São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, M. M.; DE SOUZA, J. P.; LEITE, L. B.; DE MORAIS, B. A.; ALMEIDA, C. L.; FERREIRA DA SILVA, L. G.; MIRANDA, S. V.; COSTA, M. C. da S.; ARAÚJO, V. H. D. O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1499–1516, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10593. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos