Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13008Palavras-chave:
Gestão, Educação Básica e Ensino Superior, Acessibilidade e Inclusão, Pessoa com Deficiência, Perspectiva Omnilética.Resumo
Este artigo, de caráter ensaístico, objetiva discutir criticamente a acessibilidade em duas instituições federais de ensino: uma de nível superior e outra de nível básico. Argumentamos que o comprometimento da gestão institucional faz toda a diferença quando se trata de acessibilidade. Resguardadas as especificidades de cada nível de ensino, a partir dos casos narrados tecemos comparações a respeito dos encaminhamentos dados por cada instituição e concluímos, a partir de uma análise omnilética, que o sucesso de iniciativas de acessibilidade – e, consequentemente, de inclusão, no caso do presente artigo, de pessoas com deficiência –, está intimamente vinculado ao compromisso e coerência que a gestão assume em promover acessibilidade e inclusão para todos como uma premissa institucional.Downloads
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