Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13008

Palavras-chave:

Gestão, Educação Básica e Ensino Superior, Acessibilidade e Inclusão, Pessoa com Deficiência, Perspectiva Omnilética.

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico, objetiva discutir criticamente a acessibilidade em duas instituições federais de ensino: uma de nível superior e outra de nível básico. Argumentamos que o comprometimento da gestão institucional faz toda a diferença quando se trata de acessibilidade. Resguardadas as especificidades de cada nível de ensino, a partir dos casos narrados tecemos comparações a respeito dos encaminhamentos dados por cada instituição e concluímos, a partir de uma análise omnilética, que o sucesso de iniciativas de acessibilidade – e, consequentemente, de inclusão, no caso do presente artigo, de pessoas com deficiência –, está intimamente vinculado ao compromisso e coerência que a gestão assume em promover acessibilidade e inclusão para todos como uma premissa institucional.

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Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Docente e Pesquisadora do Departamento de Fundamentos da Educação.

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Docente e Pesquisadora do Departamento de Fundamentos da Educação.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

SANTOS, M. P. dos; MELO, S. C. de. Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 818–835, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13008. Acesso em: 11 out. 2024.