Diferentes perspectivas sobre uma educação estética na atualidade

Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória

Resumo


A remissão à sensibilidade humana, à dimensão do “sensível” como objeto da educação propriamente dito encontra a sua formulação mais longínqua na República, de Platão, no entanto essa tarefa permaneceu um problema carente de uma equação razoável até os dias atuais.  No Brasil, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de 1997, as discussões e proposições para a efetivação de uma educação do sensível se intensificaram. Nosso propósito, nos limites deste artigo, consiste na exposição e na problematização de duas diferentes perspectivas teóricas situadas em diferentes paisagens históricas do século XX, e que embasam as discussões no âmbito nacional a propósito de uma pretensa educação sensível na atualidade. Esse é o caso do psicólogo e teórico soviético Lev S. Vygotsky (1896) e do filósofo francês Jacques Rancière (1940).


Palavras-chave


Educação estética; Civilização; Contemporâneo.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13163



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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