Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13422

Palavras-chave:

Inovação, Ensino-aprendizagem, Tecnologias da informação e comunicação, BNCC, Ensino fundamental.

Resumo

A escola precisa atender às novas demandas da Era Digital. Para tanto, é necessário repensar e refazer novas relações com o saber, com a cultura, com o currículo escolar e com os alunos. Deve encarar o seu papel de mediar o acesso e a apropriação crítica e criativa dos meios midiáticos pelos estudantes, superando o modelo cartesiano e academicista de ensino e de aprendizagem e ajudando os sujeitos a transformarem o conhecimento em pensamento e sabedoria. É preciso, como postula a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), explorar a mídia-educação, fomentando a permanência qualificada na escola para todos. Em suma, esse trabalho bibliográfico pretende investigar alguns caminhos para a inovação pedagógica, para a construção de uma escola com qualidade e relevância social para as novas gerações.

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Biografia do Autor

Rosineide de Andrade Rocha, Universidade Estadual Paulista – (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda em Educação Escolar.

Sílvio Henrique Fiscarelli, Universidade Estadual Paulista – (UNESP), Araraquara – SP

Doutor em Educação Escolar.

Rodolfo Augusto Rodrigues, Universidade Estadual Paulista – (UNESP), Araraquara – SP

Mestrando em Educação Escolar.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

ROCHA, R. de A.; FISCARELLI, S. H.; RODRIGUES, R. A. Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 270–284, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13422. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13422. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos