Desafios da gestão nas escolas das águas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14331

Palavras-chave:

Escolas das águas, Gestão escolar, Pantanal de Mato Grosso do Sul, Diversidade.

Resumo

Gestão escolar relaciona-se tanto às questões da administração geral, quanto a aspectos pedagógicos. Este artigo objetiva apresentar a atuação da gestão nas “Escolas das Águas”, localizadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Para seu desenvolvimento, foi adotada a perspectiva qualitativa, com levantamento de documentação, observação e realização de entrevistas com as gestoras dessas escolas. Os dados foram sistematizados e organizados em dois eixos: a) Caracterização e Funcionamento das Escolas das Águas; e b) Proposta Curricular e Acompanhamento do Trabalho Pedagógico. Verificou-se que a autonomia necessária para a realização do trabalho de gestão encontra entraves pela insuficiência de condições materiais para um trabalho mais próximo à comunidade.

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Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos. Doutorado em Educação (UFGD).

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMS).

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

NOZU, W. C. S.; REBELO, A. S.; KASSAR, M. de C. M. Desafios da gestão nas escolas das águas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1054–1067, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14331. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14331. Acesso em: 6 out. 2024.