Os lugares da infância nos editoriais de moda: uma análise sobre a adultização da criança na sociedade do consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14361

Palavras-chave:

Educação, Criança, Moda, Adultização, Consumo.

Resumo

Este estudo teve o propósito de analisar criticamente as concepções de criança nos editoriais da moda, bem como avaliar se estes podem contribuir para o desenvolvimento precoce da “adultização” do consumidor infantil. Acredita-se que os discursos dos editoriais de moda infantil ditam padrões de beleza e de comportamentos semelhantes ao mundo adulto, principalmente em relação às roupas, acessórios, padrões estéticos e aos meios de consumo. Além disso, a Indústria da propaganda nem sempre considera as particularidades infantis ao vender seus produtos, contribuindo assim, para o processo de adultização das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental à luz dos fundamentos da Teoria Crítica e de autores que dialogam com essa perspectiva teórica. Os resultados da pesquisa indicam que as grandes marcas, em especial aquelas direcionados ao público infantil, induzem as crianças a ambientes e situações de domínio adulto, bem como aos meios de consumo. Por isso, a importância da família e da escola como espaços de reflexão e combate frente à indústria cultural.

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Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-doutorado em Educação (UNESP) – Marília/SP. Doutora em Educação (UEM).

Larissa Delgado Bueno da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Graduanda no Curso de Design em Moda. Estudante de Iniciação Científica com bolsa – Fundação Araucária.

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-doutorado em Educação (UNESP) – Assis/SP. Doutora em Educação (UEM).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. F. de; SILVA, L. D. B. da; PASCHOAL, J. D. Os lugares da infância nos editoriais de moda: uma análise sobre a adultização da criança na sociedade do consumo . Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1856–1872, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp3.14361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14361. Acesso em: 11 out. 2024.