Estágio curricular supervisionado: um estudo de caso sobre os indicadores de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14736

Palavras-chave:

Acolhimento no estágio, Formação de professores, Estágio curricular supervisionado, Educação física

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar os indicadores de acolhimento (modelo de receptividade) ao estagiário de Educação Física, pela sua Professora Supervisora (PS), durante o período de estágio supervisionado. O método utilizado foi o qualitativo, do tipo estudo de caso, sob a ótica do Modelo Analítico Descritivo. Os participantes foram uma professora supervisora de Educação Física da rede básica de ensino e seu estagiário. Os instrumentos para coleta foram entrevistas semiestruturadas, observações in loco, relatório final de estágio, e todos foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a Professora Supervisora oportunizou um estágio com elementos predominantes do Acolhimento Formativo, priorizando a parceria e a integração do estagiário ao ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diane Mota Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP

Professora de Educação Física da rede básica de ensino da prefeitura e estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação Física (UNESP).

Miguel Ataíde Pinto da Costa, Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro – RJ

Professor da Rede Básica de Ensino do Colégio Pedro II. Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ).

José Henrique dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e da Graduação em Educação Física. Doutorado em Ciências da Educação (ULisboa) – Portugal.

Referências

ARAÚJO, S. Acolhimento no estágio: entre modelos e possibilidades de formação docente. Rio Claro, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENITES, L. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

BENITES, L.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. A prática de ensino como possibilidade de reflexão: concepções dos professores-colaboradores. In: LEITE, Y. U. F.; MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G.; REALI, A. M. M. R. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 2, p. 563-574.

BUENO, B; SOUZA, D. Pedagogia contemporânea e formação de professores em serviço: lógicas e dispositivos de um modelo em expansão. In: BITTAR, M. Formação de professores. São Paulo: Edufscar, 2012.

CARVALHO, M. M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./mar. 2000.

DUBAR, C. A Socialização. Construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

MOTA, D. Licenciandos de Educação Física no contexto do Estágio Curricular Supervisionado: um estudo sobre indicadores de acolhimento. Presidente Prudente, 2020. 176 p.

PIMENTA, S.; LIMA, M. Estágio e docência. São Paulo: Cortez: São Paulo, 2019.

SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10

SARTI, F. Pelos caminhos da Universitarização: reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 4, p. 215-244, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000400010

SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

LIMA, D. M.; COSTA, M. A. P. da .; SANTOS, J. H. dos. Estágio curricular supervisionado: um estudo de caso sobre os indicadores de acolhimento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 282–297, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14736. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14736. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos