Estágio curricular supervisionado: um estudo de caso sobre os indicadores de acolhimento
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14736Palavras-chave:
Acolhimento no estágio, Formação de professores, Estágio curricular supervisionado, Educação físicaResumo
Esse estudo teve como objetivo identificar os indicadores de acolhimento (modelo de receptividade) ao estagiário de Educação Física, pela sua Professora Supervisora (PS), durante o período de estágio supervisionado. O método utilizado foi o qualitativo, do tipo estudo de caso, sob a ótica do Modelo Analítico Descritivo. Os participantes foram uma professora supervisora de Educação Física da rede básica de ensino e seu estagiário. Os instrumentos para coleta foram entrevistas semiestruturadas, observações in loco, relatório final de estágio, e todos foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a Professora Supervisora oportunizou um estágio com elementos predominantes do Acolhimento Formativo, priorizando a parceria e a integração do estagiário ao ambiente escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO, S. Acolhimento no estágio: entre modelos e possibilidades de formação docente. Rio Claro, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENITES, L. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
BENITES, L.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. A prática de ensino como possibilidade de reflexão: concepções dos professores-colaboradores. In: LEITE, Y. U. F.; MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G.; REALI, A. M. M. R. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 2, p. 563-574.
BUENO, B; SOUZA, D. Pedagogia contemporânea e formação de professores em serviço: lógicas e dispositivos de um modelo em expansão. In: BITTAR, M. Formação de professores. São Paulo: Edufscar, 2012.
CARVALHO, M. M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./mar. 2000.
DUBAR, C. A Socialização. Construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
MOTA, D. Licenciandos de Educação Física no contexto do Estágio Curricular Supervisionado: um estudo sobre indicadores de acolhimento. Presidente Prudente, 2020. 176 p.
PIMENTA, S.; LIMA, M. Estágio e docência. São Paulo: Cortez: São Paulo, 2019.
SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10
SARTI, F. Pelos caminhos da Universitarização: reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 4, p. 215-244, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000400010
SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.