Impacto da aprendizagem cooperativa no desempenho acadêmico dos estudantes nas especialidades sociais e econômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16552

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Tecnologias de AC, Aprendizagem estudantil, Ensino superior, Desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo do presente estudo é implementar a tecnologia de AC no processo de aprendizagem de alunos em especialidades socio-humanitárias e econômicas e comprovar sua eficácia na formação profissional de alunos com base nos resultados de provas acadêmicas intermediárias e notas finais do curso. É realizado um estudo experimental centrado na análise comparativa dos resultados de aprendizagem em alunos de diferentes especialidades. Os resultados da aprendizagem são avaliados por dois critérios: as notas dos alunos nos testes acadêmicos intermediários e as suas notas finais. Ao contrário de outras tecnologias, a AC apresenta componentes positivos: altos resultados no domínio do conhecimento e na obtenção de competências e habilidades; os participantes aprendem a cooperar; a motivação para a aprendizagem aumenta, as relações pessoais se desenvolvem entre os alunos; o nível de atividades educacionais melhora. A utilização da tecnologia AC é um meio eficaz de formação profissional dos alunos nas especialidades socio-humanitárias e econômicas, pois melhora significativamente o desempenho nos testes intermediários e nas notas finais do curso.

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Biografia do Autor

Vladimir Aleksandrovich Biryukov, Moscow Polytechnic University, Moscow – Russia

Associate professor.

Svetlana Alexandrovna Sergeeva, Moscow State Institute of International Relations (MGIMO), Moscow – Russia

Associate professor.

Diana Arkadevna Denisova, Moscow State University of Food Production, Moscow – Russia

Associate professor.

Svetlana V. Pivneva, Russian State Social University, Moscow – Russia

Associate professor.

Nataliaya G. Vitkovskaya, Russian State Social University, Moscow – Russia

Associate professor.

Olga Shalamova, Moscow Aviation Institute (National Research University), Moscow – Russia

Associate professor.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

BIRYUKOV, V. A.; SERGEEVA, S. A.; DENISOVA, D. A.; PIVNEVA, S. V.; VITKOVSKAYA, N. G.; SHALAMOVA, O. Impacto da aprendizagem cooperativa no desempenho acadêmico dos estudantes nas especialidades sociais e econômicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022056, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16552. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16552. Acesso em: 3 out. 2024.

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