Impacto da aprendizagem cooperativa no desempenho acadêmico dos estudantes nas especialidades sociais e econômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16552

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Tecnologias de AC, Aprendizagem estudantil, Ensino superior, Desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo do presente estudo é implementar a tecnologia de AC no processo de aprendizagem de alunos em especialidades socio-humanitárias e econômicas e comprovar sua eficácia na formação profissional de alunos com base nos resultados de provas acadêmicas intermediárias e notas finais do curso. É realizado um estudo experimental centrado na análise comparativa dos resultados de aprendizagem em alunos de diferentes especialidades. Os resultados da aprendizagem são avaliados por dois critérios: as notas dos alunos nos testes acadêmicos intermediários e as suas notas finais. Ao contrário de outras tecnologias, a AC apresenta componentes positivos: altos resultados no domínio do conhecimento e na obtenção de competências e habilidades; os participantes aprendem a cooperar; a motivação para a aprendizagem aumenta, as relações pessoais se desenvolvem entre os alunos; o nível de atividades educacionais melhora. A utilização da tecnologia AC é um meio eficaz de formação profissional dos alunos nas especialidades socio-humanitárias e econômicas, pois melhora significativamente o desempenho nos testes intermediários e nas notas finais do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Aleksandrovich Biryukov, Moscow Polytechnic University, Moscow – Russia

Associate professor.

Svetlana Alexandrovna Sergeeva, Moscow State Institute of International Relations (MGIMO), Moscow – Russia

Associate professor.

Diana Arkadevna Denisova, Moscow State University of Food Production, Moscow – Russia

Associate professor.

Svetlana V. Pivneva, Russian State Social University, Moscow – Russia

Associate professor.

Nataliaya G. Vitkovskaya, Russian State Social University, Moscow – Russia

Associate professor.

Olga Shalamova, Moscow Aviation Institute (National Research University), Moscow – Russia

Associate professor.

Referências

DAVIDSON, N.; MAJOR, C. H. Boundary crossings: Cooperative learning, collaborative learning, and problem-based learning. Journal on Excellence in College Teaching, v. 25, n. 3/4, p. 7-55, 2014.

DENISOVA, D. A.; LEVANOVA, N. G.; EVGRAFOVA, I. V., VERKHOVOD, A. S. Formation of cognitive activity of technical university students using elements of blended learning in the study of quantum physics. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 14, n. 33, e15296, 2021.

EBRAHIM, A. The effect of cooperative learning strategies on elementary students’ science achievement and social skills in Kuwait. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 10, p. 293-314, 2012.

GOLUBEVA, T. I. et al. The impact of visualization tools in distance english language learning: the experience of the russian university teachers. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 14, n. 33, e16111, 2021.

HUANG, M.; HSIAO, W.; CHANG, T.; HU, M. Design and implementation of a cooperative learning system for digital content design curriculum: Investigation on learning effectiveness and social presence. TOJET, v. 11, n. 4, p. 94-107, 2012.

JACOBS, G. M. Collaborative learning or cooperative learning? The name is not important; flexibility is. Beyond Words, v. 3, n. 1, p. 32-52, 2015.

JACOBS, G. M.; LOH, W. I. Using cooperative learning in large classes. In: CHERIAN, M.; MAU, R. (Eds.). Large classes. Singapore: McGraw-Hill, 2003. p. 142-157.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Cooperative learning and achievement. In: SHARAN, S. (Ed.). Cooperative learning: Theory and research. New York: Praeger, 1990, p. 23-37.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. The state of cooperative learning in postsecondary and professional settings. Educational Psychology Review, v. 19, p. 15-29, 2007.

KHAN, S. A.; AHMAD, R. N. Evaluation of the effectiveness of cooperative learning method versus traditional learning method on the reading comprehension of the students. Journal of Research and Reflections in Education, v. 8, n. 1, p. 55-64, 2014.

KOROTAEVA, I. E.; KAPUSTINA, D. M. Features of the educational process organization in foreign language classes with students of non-linguistic specialties when switching to distance learning. Revista EntreLinguas, v. 7, esp. 4, e021075, 2021.

LÓPEZ-CANCELOS, R.; COMESAÑA, R.; BADAOUI, A. Analysis of workgroup experience using the cooperative learning in engineering degrees in the European higher education area. In: EDULEARN13 Proceedings. Barcelona, Spain: IATED, 2013. ISBN: 978-84-616-3822-2. p. 6638-6646.

ONWUEGBUZIE, A. J.; COLLINS, K. M. T.; JIAO, Q. G. Performance of cooperative learning groups in a postgraduate education research methodology course. Active Learning in Higher Education, v. 10, no. 3, p. 265-277, 2009.

PROKHOROVA, M. P. et al. Aprendizado invertido: análise de dificuldade e intensidade. Laplage Em Revista, v. 7, no. Extra-E, p. 51-59, 2021.

SAMUEL, S. Cooperative Learning. University News, v. 48, p. 5-9, 2010.

SHARAN, Y. Cooperative Learning for Academic and Social Gains: valued pedagogy, problematic practice. European Journal of Education, v. 45, n. 2, p. 300-313, 2010.

SHARAN, Y. Learning to cooperate for cooperative learning. Anales de Psicología, v. 30, n. 3, p. 802-807, 2014.

SHIMAZOE, J.; ALDRICH, H. Group work can be gratifying: Understanding and overcoming resistance to cooperative learning. College Teaching, v. 58, p. 52-57, 2010.

SILVA, R.; FARIAS, C.; MESQUITA, I. Cooperative Learning Contribution to Student Social Learning and Active Role in the Class. Sustainability, v. 13, p. 8644, 2021.

SOROKOVA, M. G. Matematicheskie metody v psikhologo-pedagogicheskikh issledovaniiakh: Uchebnoe posobie [Mathematical methods in psychological and pedagogical research: Textbook]. Moscow: Neolit, 2020.

STRIJBOS, J. W. Assessment of collaborative learning. In: BROWN, G.T.L.; HARRIS, L. (Eds.). Handbook of social and human conditions in assessment. New York: Routledge, 2016. p. 302-318.

THAKRAL, P. Cooperative Learning: An Innovative Strategy to Classroom Instruction. Learning Community, v. 8, n. 1, p. 17-22, 2017.

TSAY, M.; BRADY, M. A case study of cooperative learning and communication pedagogy: Does working in teams make a difference? Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 10, n. 2, p. 78-89, 2010.

YAMARIK, S. Does Cooperative Learning Improve Student Learning Outcomes? The Journal of Economic Education, v. 38, n. 3, p. 259-277, 2007.

YI, Z.; LU, X. Z. Implementing a cooperative learning. Educational studies, v. 38, n. 2, p. 165-173, 2012.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

BIRYUKOV, V. A.; SERGEEVA, S. A.; DENISOVA, D. A.; PIVNEVA, S. V.; VITKOVSKAYA, N. G.; SHALAMOVA, O. Impacto da aprendizagem cooperativa no desempenho acadêmico dos estudantes nas especialidades sociais e econômicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022056, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16552. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16552. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.