Avaliação da qualidade das atividades educacionais no contexto da transformação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16004

Palavras-chave:

Qualidade, Avaliação da qualidade, Atividade educacional, Digitalização, Educação, Transformação digital

Resumo

A relevância do estudo das questões da avaliação da qualidade das atividades educacionais se deve à transformação digital da educação, aumentando as exigências para o nível de qualidade da formação, dificultando as condições de organização do processo educativo, o que determina a necessidade de busca por novas abordagens e tecnologias. A avaliação da qualidade das atividades educacionais nas condições de transformação digital requer a criação da infraestrutura necessária, a formação de uma adequada base normativa e educacional e metodológica. Ao considerar este problema, foram utilizados métodos de sistematização e generalização. O significado prático dos resultados da pesquisa é determinado pelo fato de que as conclusões tiradas e as disposições científicas e teóricas propostas podem ser úteis para os dirigentes de organizações educacionais e têm a capacidade de se adaptar às condições do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KIRYUSHKIN, S. V. Analiz modelei i novykh podkhodov k otsenke kachestva obrazovaniya [Analysis of models and new approaches to assessing the quality of educatio]. Intellektualnye tekhnologii na transporte, n. 4, p. 40-44, 2020.

KURKINA, N. R. Management and evaluation of educational programs in higher education based on the requirements of employers. Modern Journal of Language Teaching Methods, v 7, n. 2, р. 167-176, 2017. Disponível em: https://elibrary.ru/item.asp?id=28936887. Acesso em: 19 abr. 2021.

KURKINA, N. R.; STARODUBTSEVA, L.V.; SULDINA, O.V.; SEMENOVA, O.A. Pedagogical conditions for the formation of managerial competencies offuture teachers through practice-oriented educational tasks. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., 2020. Disponível em: http://revistainclusiones.org/gallery/4%20VOL%207%20NUM%20Trabajo%20en%20Equipo%20Rev%20Inc.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

KURKINA, N. R.; STARODUBTSEVA, L.V. Tsifrovaya obrazovatelnaya sreda kak instrument povysheniya effektivnosti upravleniya obrazovatelnoi organizatsiei [Digital educational environment as a tool to improve the efficiency of management of an educational organization]. Sovremennye naukoemkie tekhnologii [Modern high technologies], n. 11, p. 220–225, 2019. Disponível em: https://www.top-technologies.ru/ru/article/view?id=37795. Acesso em: 19 abr. 2021

PROKHOROV, A.; KONIK, L. Tsifrovaya transformatsiya. Analiz, trendy, mirovoi opyt [Digital transformation. Analysis, trends, world experience]. 2020. Disponível em: https://books.google.ru/books?id=JQx2DwAAQBAJ&printsec. Acesso em: 19 abr. 2021.

RUDENKO, S. S. Otsenka kachestva obrazovaniya v vuze [Assessment of the quality of education at the university]. Vestnik ChitGU, n. 2(47), p. 20–24, 2008. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Otsenka-kachestva-obrazovaniya-v-vuze-Rudenko/9a40ba965d884b28c062eb8af88298b8c6ae7226. Acesso em: 19 abr. 2021.

RUSSIA. Federal Law No. 273 - FZ. On education in the Russian Federation. ConsultantPlus, 2012. Disponível em: http://www.consultant.ru/document/cons_doc_LAW_140174. Acesso em: 19 abr. 2021.

RUSSIA. Order No. 1642. On the approval of the state program of the Russian Federation "Development of education". Approved by the Decree of the Government of the Russian Federation. ConsultantPlus, 2017. Disponível em: http://www.consultant.ru/government.ru/docs/30832. Acesso em: 19 abr. 2021.

RUSSIA. Decree of the President of the Russian Federation No. 474. On the national development goals of the Russian Federation for the period up to 2030. Approved by the President of the Russian Federation. Official Internet portal of legal information, 2020. Disponível em: http://publication.pravo.gov.ru/Document/View/0001202007210012. Acesso em: 19 abr. 2021.

VARTUMYAN, A. A.; KLIMENKO, I. S. Sovremennye podkhody k otsenke kachestva obrazovaniya: modeli i algoritmy [Modern approaches to assessing the quality of education: models and algorithms]. In: EZHEGODNOGO VSEROSSIISKOGO FORUMA S MEZHDUNARODNYM UCHASTIEM GILDII EKSPERTOV V SFERE PROFESSIONALNOGO OBRAZOVANIYA "MEZHDUNARODNYE STANDARTY I SOVREMENNYE PODKHODY K OTSENKE KACHESTVA OBRAZOVANIYA" [Proceedings of the 14th Annual All-Russian Forum with international participation of the Guild of Experts in the Field of Professional Education], 14., 2018, Moscow. Proceedings […]. Moscow, 2018. p. 11-15. Theme: Novye tekhnologii otsenki kachestva obrazovaniya [International standards and modern approaches to assessing the quality of education]. Disponível em: https://docviewer.yandex.ru/view/1130000030965451. Acesso em: 19 abr. 2021.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

KURKINA, N. R.; SEMENOVA, O. A.; STARODUBTSEVA, L. V.; SULDINA, O. V.; IMYAREKOV, S. M. Avaliação da qualidade das atividades educacionais no contexto da transformação digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3153–3164, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.16004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16004. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.