The study-reflection group as a theoretical-methodological perspective for continuing education: a study with public managers of special education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184

Keywords:

Continuing education. Special education’s public managers. Critical-collaborative action research. Study-reflection group.

Abstract

This essay is focused on the debate about continuing education of teachers and education managers that aims to guarantee schooling for students with disabilities, pervasive developmental disorder and high abilities/intellectual giftedness. It approaches the prospective of movements and policies in favor of education inclusion, focusing on researches that studies  public managers of special education’s training and performance. It analyses constitutive elements of a study-reflection group of managers/researchers and researchers/academics whom dedicate themselves to comprehend what is possible in the process of creating policies for continuing education in a inclusive perspective. This study has as theoretical-epistemological referential a critical-collaborative action research and Jürgen Habermas theorization. The group’s courses is taken from presencial and virtual dialogs recorded on field notes, meetings’ records, group meetings’ transcription and promoted seminars. It reflects methodological elements that traces the constitutive path of this group and problematizes the researcher’s place in the continuing education’s knowledge construction. The process experienced enhance the possibility of a critical perspective of continuing education promoted by study-reflection groups.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariangela Lima Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Professora Adjunta

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora e gestora na Educação Básica por mais de 10 anos nas séries inicias do ensino fundamental e na educação especial da rede pública e privada de ensino. Atuou como docente em instituições particulares de ensino superior. Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores/CCENS da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq", é membro do Grupo "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas - EEFPP/CNPq". Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Representante da UFES no Fórum Estadual de Educação/ES. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: Diálogos sobre Práticas Inclusivas. 

Rayner Raulino Silva, Universidade Federal do Espírito Santo Mestrando em Educação - PPGE

Mestrando (2016) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Pedagogia (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor no Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Tem experiência como apoio tecnológico do Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselhos) e como coordenador escolar do Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Participante do grupo de pesquisa registrado no CNPq Educação Especial: formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar, coordenado pela Professora Doutora Denise Meyrelles de Jesus atuando no projeto de extensão ?Políticas de Educação Especial no ES: Implicações para a Formação Continuada de Gestores Públicos de Educação Especial.

Janaina Borges Alves, Universidade Federal do Espírito Santo Graduanda de Pedagogia - Bolsista de PIBIC

Graduanda em Pedagogia/Licenciatura pela Universidade Federal do Espirito Santo(UFES). Tem experiência na área de Educação, teatro e moda. Atua no projeto de EXTENSÃO "Formação Continuada de profissionais de Educação e Gestão em Educação Especial: processos vividos no estado do Espírito Santo", integrante da pesquisa intitulada "PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DESENCADEADOS PELA GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO"sob a coordenação da Professora Drª Mariangela Lima De Almeida. É membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC, do subprojeto intitulado "A formação continuada de gestores públicos de educação especial da Superintendência Regional de Afonso Cláudio: a trajetória do grupo de estudo-reflexão e os desdobramentos no município de Santa Maria de Jetibá", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Mariangela Lima de Almeida.

References

ADELMAN, C. Kurt Lewin and the origins of action research. Educ Act Res, v.1, n.1, p. 7-24, 1993.

ALMEIDA, M. L. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa-ação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

ALMEIDA, M. L. A produção de conhecimento em educação especial e a pesquisa‐ ação: contribuições para as práticas educacionais na perspectiva da inclusão escolar. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, V. R.; PANTALEÃO, E. (Org.). Educação especial: indícios, registros e práticas de inclusão. 1ed.São Carlos: Pedro &João, 2013, v. 1, p. 189-208.

ALMEIDA, M. L.; VIEIRA, A. B.; SILVA, R. R. Formação Continuada nos Municípios Capixabas: processos constituídos pelos gestores públicos em educação especial. IN: Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (Orgs.). Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”. Almada, Portugal, de 31 de outubro a 2 de novembro de 2013, Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

ALMEIDA, M. L.; ZAMBON, G. F. O. Gestão da Educação Especial e Formação Continuada de Profissionais da Educação na Perspectiva da Inclusão Escolar. In: VICTOR, S. L.; OLIVEIRA, I. M. de. (Org.). Educação especial: políticas e formação de professores. Marília: ABPEE, 2016, v. 1, p. 137-158.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Dibio. Brasília: Liber Libro, 2007.

BENTO, M. J. C.; SILVA, N. V. A construção de uma política pública de formação continuada de educação especial inclusiva na Região Serrana do Espírito Santo. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória/ES. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conferência Mundial de Educação para Todos. Brasília, 1990. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial. Acesso em: 16 jul 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacaoespecial. Acesso em: 16 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 30 jul. 2017.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

DALBEN, A. I. L. de F. Tensões entre formação e docência: buscas pelos acertos de um trabalho. In: DALBEN, A. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica. 2010.

FERRARO, A. R. Diagnóstico da escolarização no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 22-47, 1999.

GIVIGI, R. C. do N. Tecendo redes, pescando ideias: (re)significando a inclusão nas práticas educativas na escola. 2007. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

GONÇALVES, A. F. S. As políticas públicas e a formação continuada de professores na implementação da inclusão escolar no município de Cariacica. 356 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Tradução de José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987a.

HABERMAS, J. Teoria de la accion comunicativa: racionalidad de la acion y racionalizacion social. Version de Manuel Jimenez Redondo. Madrid: Taurus, 1987b. v. 1.

HABERMAS, J. Teoría y práxis: estudios de filosofia social. Tradução de Salvador Mas Torres y Carlos Moya Espí. 4. ed. Madrid: Tecnos, 2000.

HABERMAS, J. Teoría y praxis: estudios de filosofia social. Tradução de Salvador MasTorres y Carlos Moya Espí. 4. ed. Madrid: Tecnos, 2002.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, J. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2004.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JESUS, D. M. de (Org.). Gestão da educação especial: pesquisa, política e formação. Curitiba: Appris, 2012.

JESUS, D. M.; PANTALEAO, E.; ALMEIDA, M. L. Formação continuada de gestores públicos de Educação Especial: Políticas locais para a inclusão escolar. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 29, 2015.

MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, n. 57, p. 92-106, mayo-agosto, 2010.

MEC/SECADI. A consolidação da inclusão escolar no Brasil 2003 a 2016. Brasil, 2016.

MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

McLAREN, P. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PANTALEÃO, E.; SOBRINHO, R. Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 27, p. 171-184, 2014.

RAMOS, I. O. Educação Especial e a Superintendência Regional de Educação de Cariacica: um diálogo possível. 2011. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2011.

RAMOS, I. O.; CRUZ, S. R. I.; SILVA, R. R. O chat como espaço de diálogo: as TICs como ferramenta de formação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., E SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 14., 2014, Vitória. Anais. Vitória: Ufes, 2014. v. 1., p. 1-8.

ROCHA, L. M. da. A gestão da Educação Especial nos municípios da área metropolitana norte de Curitiba: uma análise decorrente da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2016.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et al. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 13-38.

SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L. Website: desafios e possibilidades na constituição de um fórum de gestores públicos de educação especial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 6, 2014a, São Carlos. Anais. São Carlos/SP: UFSCAR, 2014a. v. 1, p. 1-15.

SILVA, R. R. E.; ALMEIDA, M. L. A constituição de um fórum de gestores públicos de educação especial pela via website: dos desafios às possibilidades In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., E SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 14., 2014, Vitória. Anais. Vitória: Ufes, 2014b. v. 1.,p. 01-15.

SILVA, R. R. Formação continuada e gestão pública de educação especial: diálogos na web. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

Published

01/11/2017

How to Cite

ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R.; ALVES, J. B. The study-reflection group as a theoretical-methodological perspective for continuing education: a study with public managers of special education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1098–1118, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184. Acesso em: 27 dec. 2024.