El grupo de estudio-reflexión perspectiva teórico-metodológica para la formación continuada: un estudio con asesores públicos de educación especial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184

Palabras clave:

Formación continuada. Asesores públicos de educación especial. Investigación-acción colaborativo-crítica. Grupo de estudio-reflexión.

Resumen

Este texto destaca el debate acerca de la formación continuada de asesores y profesores de educación con el objetivo de garantizar la escolarización de alumnos con discapacidad, transtornos globales del desarrollo y altas habilidades/superdotación.  Aborda el panorama de los movimientos y políticas a favor de la inclusión escolar, dando destaque a las investigaciones que toman como objeto la formación y actuación de asesores públicos de Educación Especial. Analiza elementos que constituyen un grupo de estudio-reflexión de asesores-investigadores e investigadores-académicos que se dedican a comprender las posibilidades para la constitución de políticas de formación continuada en la perspectiva de la inclusión. El estudio en análisis, asume como referencial teórico-epistemológico la investigación-acción colaborativo-crítica y las teorizaciones de Jürgen Habermas. El recorrido del grupo es retomado a partir de diálogos presenciales y virtuales, registrados en diarios de campo, informes de reuniones, transcripciones de los encuentros del grupo y de los seminarios promovidos. Reflexiona elementos metodológicos que marcan la trayectoria constitutiva de ese grupo y problematiza el lugar del investigador en la construcción de conocimientos sobre formación continuada. El proceso vivido evidencia la posibilidad de una perspectiva crítica de la formación continuada promovida por medio del grupo de estudio-reflexión.

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Biografía del autor/a

Mariangela Lima Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Professora Adjunta

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora e gestora na Educação Básica por mais de 10 anos nas séries inicias do ensino fundamental e na educação especial da rede pública e privada de ensino. Atuou como docente em instituições particulares de ensino superior. Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores/CCENS da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq", é membro do Grupo "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas - EEFPP/CNPq". Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Representante da UFES no Fórum Estadual de Educação/ES. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: Diálogos sobre Práticas Inclusivas. 

Rayner Raulino Silva, Universidade Federal do Espírito Santo Mestrando em Educação - PPGE

Mestrando (2016) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Pedagogia (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor no Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Tem experiência como apoio tecnológico do Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselhos) e como coordenador escolar do Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Participante do grupo de pesquisa registrado no CNPq Educação Especial: formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar, coordenado pela Professora Doutora Denise Meyrelles de Jesus atuando no projeto de extensão ?Políticas de Educação Especial no ES: Implicações para a Formação Continuada de Gestores Públicos de Educação Especial.

Janaina Borges Alves, Universidade Federal do Espírito Santo Graduanda de Pedagogia - Bolsista de PIBIC

Graduanda em Pedagogia/Licenciatura pela Universidade Federal do Espirito Santo(UFES). Tem experiência na área de Educação, teatro e moda. Atua no projeto de EXTENSÃO "Formação Continuada de profissionais de Educação e Gestão em Educação Especial: processos vividos no estado do Espírito Santo", integrante da pesquisa intitulada "PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DESENCADEADOS PELA GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO"sob a coordenação da Professora Drª Mariangela Lima De Almeida. É membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC, do subprojeto intitulado "A formação continuada de gestores públicos de educação especial da Superintendência Regional de Afonso Cláudio: a trajetória do grupo de estudo-reflexão e os desdobramentos no município de Santa Maria de Jetibá", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Mariangela Lima de Almeida.

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Publicado

01/11/2017

Cómo citar

ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R.; ALVES, J. B. El grupo de estudio-reflexión perspectiva teórico-metodológica para la formación continuada: un estudio con asesores públicos de educación especial. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1098–1118, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184. Acesso em: 27 dic. 2024.