O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184

Palavras-chave:

Formação continuada. Gestores públicos de educação especial. Pesquisa-ação colaborativo-crítica. Grupo de estudo-reflexão.

Resumo

Este texto focaliza o debate acerca da formação continuada de gestores e professores da educação com vistas a garantia da escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.  Aborda o panorama dos movimentos e políticas em prol da inclusão escolar, dando destaque para pesquisas que tomam como objeto a formação e atuação de gestores públicos de Educação Especial. Analisa elementos que constituem um grupo de estudo-reflexão de gestores-pesquisadores e pesquisadores-acadêmicos que se dedicam a compreender os possíveis para a constituição de políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão. O estudo em tela, assume como referencial teórico-epistemológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica e as teorizações de Jürgen Habermas. O percurso do grupo é retomado a partir de diálogos presenciais e virtuais, registrados em diários de campo, relatórios de reuniões, transcrições dos encontros do grupo e dos seminários promovidos. Reflete elementos metodológicos que marcam a trajetória constitutiva desse grupo e problematiza o lugar do pesquisador na construção de conhecimentos sobre formação continuada. O processo vivido evidencia a possibilidade de uma perspectiva crítica da formação continuada promovida por meio de grupos de estudo-reflexão.

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Biografia do Autor

Mariangela Lima Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Professora Adjunta

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora e gestora na Educação Básica por mais de 10 anos nas séries inicias do ensino fundamental e na educação especial da rede pública e privada de ensino. Atuou como docente em instituições particulares de ensino superior. Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores/CCENS da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq", é membro do Grupo "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas - EEFPP/CNPq". Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Representante da UFES no Fórum Estadual de Educação/ES. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: Diálogos sobre Práticas Inclusivas. 

Rayner Raulino Silva, Universidade Federal do Espírito Santo Mestrando em Educação - PPGE

Mestrando (2016) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Pedagogia (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor no Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Tem experiência como apoio tecnológico do Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselhos) e como coordenador escolar do Centro de Educação Infantil Fé & Alegria do Brasil. Participante do grupo de pesquisa registrado no CNPq Educação Especial: formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar, coordenado pela Professora Doutora Denise Meyrelles de Jesus atuando no projeto de extensão ?Políticas de Educação Especial no ES: Implicações para a Formação Continuada de Gestores Públicos de Educação Especial.

Janaina Borges Alves, Universidade Federal do Espírito Santo Graduanda de Pedagogia - Bolsista de PIBIC

Graduanda em Pedagogia/Licenciatura pela Universidade Federal do Espirito Santo(UFES). Tem experiência na área de Educação, teatro e moda. Atua no projeto de EXTENSÃO "Formação Continuada de profissionais de Educação e Gestão em Educação Especial: processos vividos no estado do Espírito Santo", integrante da pesquisa intitulada "PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DESENCADEADOS PELA GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO"sob a coordenação da Professora Drª Mariangela Lima De Almeida. É membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC, do subprojeto intitulado "A formação continuada de gestores públicos de educação especial da Superintendência Regional de Afonso Cláudio: a trajetória do grupo de estudo-reflexão e os desdobramentos no município de Santa Maria de Jetibá", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Mariangela Lima de Almeida.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

ALMEIDA, M. L.; SILVA, R. R.; ALVES, J. B. O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1098–1118, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10184. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184. Acesso em: 26 dez. 2024.