School management in the context of the privatization of Basic Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12232

Keywords:

Privatization, School management, Hyperbureaucratization.

Abstract

The article problematiza the incidence of private actors in the pertaining to school management in Brazilian system of education.Based on an interinstitutional study that analyzed trends of privatization in Brazilian basic education for the decade corresponding to 2005-2015 and of the contact with data proceeding from other studies the possible consequences and "inheritance" of the private programs for the organization of work are discussed in school. It is provisionally concluded that the greatest legacy is the resurgence of bureaucracy and the banning of democratic guidelines, but there is a need for further studies from within the school, focusing on management under the private sector.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Teise Garcia, USP, Campus Ribeirão Preto

USP, Campus Ribeirão Preto, Ribeirão Preto- São Paulo- Brasil. Professora na FFCLRP,Departamento de Educação , Informação e Comunicação.

References

ADRIÃO, T.; GARCIA, T. Subsídio Público ao Setor Privado: reflexões sobre a gestão da escola pública no Brasil. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 110-122, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/51031/31749. Acesso em: 10 ago. 2018.

ADRIAO, T. (coord.). Mapeamento da inserção do setor privado nas redes estaduais de educação (2005-2015). Disponível em: https://www.greppe.fe.unicamp.br/pt-br/mapeamento_da_insercao_do_setor_privado_nas_redes_estaduais_de_educacao_2005_2015 . Acesso em: 18 nov. 2018.

ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

ADRIÃO, T. (coord.) Mapeamento das estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015). Relatório de Pesquisa. 2015.

ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Orgs.). Gestão Municipal da Educação e as parcerias com o Instituto Ayrton Senna. Goiânia/Recife: Funape/Anpae, 2013.

ADRIÃO, T.; PERONI, V. Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de Pesquisa, 2011.

ARRUDA, A. N. L. B.; NÓBREGA C. L. Planejamento educacional e “modernização” da gestão educacional em Pernambuco: alguns apontamentos. RBPAE, v. 29, n. 32, p. 525-536, set/dez. 2013

BALDUINO, M. A. C. Programa Jovem de Futuro: uma proposta do Terceiro Setor para a gestão de escolas do ensino médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2014). Campo Grande, 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. A degradação do Trabalho no Século XX. 3ed. Rio de Janeiro.Editora Guanabara, 1974.

BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, D. A. (org). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

COMERLATTO, L. P.; CAETANO, M. R. As parcerias público-privadas na educação brasileira e as decorrências na gestão da educação: o caso do Instituo Ayrton Senna (IAS). In: PERONI, V (org.) Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. PERONI. Brasília: Liber Livro, 2013.

GARCIA, T.; ADRIÃO, T.; BORGHI, R. A Nova Gestão Pública e o contexto brasileiro. In: MARTINS, A. M. (org.). Instituições educacionais: políticas, gestão e práticas profissionais. Santos Editora Leopoldianum, 2009. p. 13-26.

GARCIA, T.; ADRIÃO, T.; ARELARO, L. O Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna na rede municipal de São José do Rio Preto: decorrências para a gestão educacional. Revista da Faculdade de Educação, Ano X, n. 18, p.123-142, jul./dez. 2012.

HILL, D. O Neoliberalismo Global, a Resistência e a Deformação da Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 24-59, jul./dez. 2003.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Formação continuada. A gestão Educacional. FOCO-IAS 3. 2011. Disponível em : http://www.redevencer.org.br/pagina/textos-para-discussao. Acesso em: 23 set. 2018

INSTITUTO AYRTON SENNA. Uma escola de Qualidade. Relatório de Resultados. 2012. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/documentos/relat%C3%B3rios-anuais/Relatorio-Institucional-2012.pdf. Acesso em: 23 set. 2018.

INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Introdução às bases teóricas e metodologias do modelo escola da escolha. São Paulo. 2015 Disponível em: http://www.arcoverde.pe.gov.br/zaap/kcfinder/upload/files/pdf/processo-seletivo/apostila-%20introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13 mar. 2018.

INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Manual operacional. Modelo de Gestão - Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE). Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Recife, s.d. Disponível em: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_ModeloGestao.pdf. Acesso em: 13 mar. 2018.

INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Escola da Escolha. Introdução às Bases Teóricas e Metodologias do Modelo Escola da Escolha. Recife.2015. Disponível em: http://www.arcoverde.pe.gov.br/zaap/kcfinder/upload/files/pdf/processo-seletivo/apostila-%20introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13 mar. 2018.

LIMA, L. C. Elementos de hiperburocratização da administração educacional. In: LUCENA, C.; REIS, J. (org.). Trabalho e Educação no século XXI. São Paulo. Editora Xamã. p.129–58.

LIMA, L. Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 129-144, jan./abr. 2018.

MONTEIRO, M. A formação discursiva neoliberal em escolas públicas estaduais: o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. 2014.

MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO. HISTÓRICO. O início da jornada por gestão de qualidade e um país mais competitivo. Disponível em http://www.mbc.org.br/portal/videos/visao-brasil-2030-congresso-brasil-competitivo-2018/. Acesso em: 23 set. 2017.

OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, M. R. T. Política e administração da educação: um estudo de algumas reformas recentes implementadas no estado de Minas Gerais. Educ. Soc.[online]. 1997.

OLIVEIRA, D. A. A Qualidade Total na Educação: os Critérios da Economia Privada na Gestão da Escola Pública. In: BRUNO, L. (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996. p. 57-90.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, dec. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000300008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 ago. 2018.

PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo. Cortez Editora, 2012.

PARO, V. H. Professor: artesão ou operário. São Paulo. Cortez Editora, 2018.

PERONI, V.; CAETANO, R. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.esforce.org.br/. Acesso em: 28 maio 2018.

PINHEIRO, D. O programa gestão nota 10 do IAS: aproximações com a Gestão da qualidade total (GQT) e o movimento das escolas Eficazes. 2010. Disertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

RIBEIRO, J. A.; GRABOWSKI, G.; MARÇAL, F. A. Ensino Médio no Brasil – Projetos em Disputa: afinal quais os resultados da gestão por resultados? Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 37-50, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/76804/43818. Acesso em: 14 jun. 2018.

ROSAR, M. F Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial?. 5. ed. São Paulo. Autores Associados, 2013.

RODRIGUES, P. P. Instituto Unibanco e o Projeto Jovem de Futuro: uma fora de inserção dos empresários nas políticas educacionais para o ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofica, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016.

RUSSO, M. H. Escola e Paradigmas de Gestão. EccoS: revista científica, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-42, 2004.

SILVA, I. I. A atuação da Fundação Pitágoras na educação pública de Alecrim/Sp: análise sobre as implicações para gestão escolar”. Campinas. Unicamp. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, 2012.

SOUZA, A. R.; TAVARES, T. M. A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura. RBPAE, v. 30, n. 2, p. 269-285, maio/ago. 2014.

TEIXEIRA, J. J. Como os Conceitos da Gestão da Qualidade Total Podem Ser Aplicados na Prevenção da Poluição. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2006.

Published

12/02/2018

How to Cite

GARCIA, T. School management in the context of the privatization of Basic Education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1355–1376, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12232. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12232. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos