A gestão escolar no contexto da privatização na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12232

Palavras-chave:

Privatização, Gestão escolar, Hiperburocratização.

Resumo

O artigo problematiza a incidência de atores privados na gestão escolar em redes de ensino brasileiras. A partir de pesquisa interinstitucional que analisou tendências de privatização na educação básica brasileira para a década correspondente a 2005-2015 e do contato com dados provenientes de outros estudos, discute-se as possíveis consequências e “heranças” dos programas privados para a organização do trabalho na escola. Conclui-se provisoriamente ser o maior legado o recrudescimento da burocracia e a interdição de pautas democráticas, indicando-se, todavia, a necessidade de mais estudos a partir do interior da escola com foco na gestão sob a tutela do setor privado.

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Biografia do Autor

Teise Garcia, USP, Campus Ribeirão Preto

USP, Campus Ribeirão Preto, Ribeirão Preto- São Paulo- Brasil. Professora na FFCLRP,Departamento de Educação , Informação e Comunicação.

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Publicado

12/02/2018

Como Citar

GARCIA, T. A gestão escolar no contexto da privatização na Educação Básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1355–1376, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12232. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12232. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

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Artigos