Integral school of full time school in the State of Mato Grosso do Sul: thoughts on its constitution the challenges of educational politics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13492

Keywords:

Integral education, Full time school, Integrated curriculum, Authorship school.

Abstract

The aim of this article is to ponder at the conceptions of all day full time education and implementation politics of a full time school in the state of Mato Grosso do Sul. Thus, through a bibliographic and documental research, it was discussed national and state legislations that argue about the function and the role of all day full time schools play on our contemporary society. In the State of Mato Grosso do Sul, the authorship pedagogy was adopted at schools and it sets the students as protagonists, authors of the teaching and learning process and school development which, upon the light of the state educational politics. Authorship pedagogy presents itself as a strategy to develop a more ethical, critical student and make them aware of their role in society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Olinda Rodrigues Magalhães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato grosso do Sul UFMS (2000), Pós-graduada em Currículo e Ensino nas Séries Iniciais, também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS (2001); Professora de Língua Portuguesa e Literatura, para o ensino fundamental II e médio, aluna do programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

References

ALVES, Joana D’arc Moreira. Escola de tempo integral: uma reflexão sobre suas contribuições e seus desafios, considerando a diversidade e a inclusão. Itinerarius Reflectionis: revista eletrônica do curso de Pedagogia do campus Jataí- UFG, v. 2 n. 11. 2011.

ANK, Elisane; HUTNER, Mary Lane. Escola em tempo integral e a educação integral: algumas reflexões de contexto e de concepção. Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUC/PR, 23 a 26/09/2013.

BRASIL. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Câmara, 1961.

MAGALHÃES, Olinda Rodrigues. Educação e desafios perspectivas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 09, Vol. 03, pp. 65-73, setembro de 2018. ISSN:2448-0959.

MATO GROSSO DO SUL. Ampliação das escolas de tempo integral no Mato Grosso do Sul em 2018. Disponível em: www.ms.gov.br › governo-amplia-escolas-de-autoria-e-mais-12-colegios-v...P. Acesso em 20 dez 2019. Acesso em 20 jan. 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 5.306, de 21 de dezembro de 2018. Altera o caput e acrescenta o § 5º ao art. 3º-A da Lei nº 4.973, de 29 de dezembro de 2016, que cria o Programa de Educação em Tempo Integral, denominado “Escola da Autoria”. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9807_26_12_2018. acesso em 10 jan. 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande: SED, 2019. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/institucional/portal-do-servidor/F. Acesso em 10 jan. 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED Nº 3.557, de 18 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9824_18_01_2019. Acesso em 15 dez 2019.

MATO GROSSO DO SUL. Governo do Estado amplia oferta do Ensino Médio em Tempo Integral e contará com 42 escolas em 2020. Disponível em: http://www.ms.gov.br/governo-do-estado-amplia-oferta-do-ensino-medio-em-tempo-integral-e-contara-com-42-escolas-em-2020/. Acesso em 25 mar 2020.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. In: MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.). Educação integral e tempo integral. Brasília: INEP/MEC, p. 15-31, 2009.

MOLL, Jaqueline. Histórias de vida, histórias de escola: elementos para uma pedagogia da cidade. Petrópolis: Vozes, 2000.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

NININ, Maria Otilia Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O conteúdo ou do pensamento crítico. Educação em revista. Belo Horizonte. N. 48, p. 16-35 dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/n48/a02n48.pdf. Acesso em 15 dez. de 2019.

NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sinpro, SP, 2007. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em 28 jan. 2020.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em 16 mar 2020.

Published

09/04/2020

How to Cite

PEIXOTO, R.; MAGALHÃES, O. R. Integral school of full time school in the State of Mato Grosso do Sul: thoughts on its constitution the challenges of educational politics. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 390–403, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13492. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13492. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos