O plano educacional individualizado e a escolarização dos alunos com deficiência intelectual: políticas e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14329

Palavras-chave:

Inclusão, Plano educacional individualizado (PEI), Deficiência intelectual, Prática docente.

Resumo

Este texto busca apresentar e discutir a execução do Plano Educacional Individualizado (PEI), como instrumento no processo de escolarização de alunos com deficiência, na primeira etapa do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, realizar um estudo sobre o uso do PEI no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual (DI). Constatou-se que a operacionalização do PEI não ocorre, de maneira direta, para o atendimento de todos os alunos com DI. No entanto, tendo em vista as necessidades educacionais do DI, desenvolvem-se adequações pedagógicas no âmbito da sala de aula comum, principalmente pelo Auxiliar Pedagógico Especializado (APE). Por outro lado, os dados coletados demonstraram que, especificamente, quanto ao professor titular/regente, existe uma fragilidade de conhecimentos sobre a educação especial e suas especificidades, o que interfere diretamente na promoção da escolarização do aluno DI inserido na escola comum.

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Biografia do Autor

Tânia Mara dos Santos Bassi, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED)

Professora na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Mestrado em Educação (UEMS).

Vilma Miranda de Brito, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação. Doutorado em Educação (UFMS).

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UEMS). Pós-Doutorado em Educação (UFMS).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

BASSI, T. M. dos S.; BRITO, V. M. de; NERES, C. C. O plano educacional individualizado e a escolarização dos alunos com deficiência intelectual: políticas e práticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1015–1034, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14329. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14329. Acesso em: 16 abr. 2024.