Relações empresariais e políticas públicas educacionais para o Ensino Médio

A formação para o mercado e o mercado da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16947

Palavras-chave:

Ensino médio, Parceria público-privada, Ciclo de políticas públicas, Formação

Resumo

Este texto discute sobre políticas públicas e as relações entre o mercado e o público. Assim, apresentamos um breve contexto histórico em que evidencia o processo de disputa de construção do ensino brasileiro, considerando, como uma das políticas centrais, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que articula e coordena ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas, com vistas a pretensamente elevar o padrão de qualidade dessa etapa de ensino em suas diferentes modalidades. A metodologia de abordagem qualitativa é cunhada por uma revisão bibliográfica e análise documental de documentos do Instituto Unibanco (IU), bem como Teses e Dissertações, com base em Severino (2018) e Bardin (1997). Evidenciamos, a partir deste estudo, que a relação público – privada foi se constituindo historicamente a partir da década de 1990 com a Conferência Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien), materializando-se ainda nessa mesma década com a Reforma do Aparelho do Estado, tratando-se de se fazer por meio da educação e suas políticas os interesses de mercado.

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Biografia do Autor

Elsivan Machado Barbosa da Silva Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil

Docente da Educação Básica. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA).

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá – PA – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA). Programa de Doutorado em Rede (EDUCANORTE/NEB/UFPA). Doutorado em Educação (UFPA).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

LIMA, E. M. B. da S.; RODRIGUES, D. do S. Relações empresariais e políticas públicas educacionais para o Ensino Médio: A formação para o mercado e o mercado da formação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022117, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16947. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16947. Acesso em: 28 mar. 2024.