As questões etnico-raciais em escolas estaduais na região do brejo paraibano

Autores

  • Ana Cristina Silva Daxenberger PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS. https://orcid.org/0000-0002-9101-6205

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9982

Palavras-chave:

Etnicidade. Lei 10.639/03. Currículo escolar.

Resumo

Educar para as relações étnico-raciais é romper com o posicionamento tácito da escola sobre as questões de discriminação racial e valorização da diversidade presente no Brasil. Sendo assim, nossa pequisa objetivou avaliar como está se constituindo a educação para as relações étnico-raciais em escolas estaduais do ensino médio, em três munícipios: Areia, Alagoa Grande e Remígio/PB. Utilizamos um questionário semi-estruturado, respondido por 622 estudantes; 4 gestores e 12 professores. Podemos afirmar que ainda precisa de debates sobre as questões étnico-raciais dentro da escola, sobretudo, para a superação da discriminação e o preconceito racial; oferecer fomação docente e melhorar a qualificação os materiais a serem utilizados. 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Daxenberger, PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS.

Profa. Dra. em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, Mestra em Educação pela UMESP, Líder do grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social/CNPq. Assessora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB; Membro do NEABI/UFPB. Extensionista na área de inclusão escolar e social.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

DAXENBERGER, A. C. S. As questões etnico-raciais em escolas estaduais na região do brejo paraibano. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 363–382, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9982. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9982. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos