Qualidade percebida em serviços educacionais franqueados de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16776

Palavras-chave:

Marketing, franquias de inglês, qualidade percebida, educação como serviço, decisão

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar discussões sobre gestão, alocação e aprimoramento de recursos e investimentos em marketing realizados pelas franquias educacionais de língua inglesa. Com base nas percepções de qualidade dos consumidores estudantes – e o que estes desejam e qualificam como um serviço de qualidade – quer-se discutir sobre os serviços educacionais/cursos que atentam a demanda dos clientes e as satisfaçam. Neste artigo debatem-se termos e conceitos como marketing (KOTLER; KELLER, 2019; KOTLER; ARMSTRONG 1998; 2004), serviços e satisfação pela qualidade percebida (GIANESI; CORRIA, 2007; GARVIN, 1992; PALADINI, 2000) decisão (SIMON, 1979; BRETAS PEREIRA, 1997; SIN OIH YU, 2011). Busca-se confrontar o que foi entendido e publicizado por franquias educacionais como qualificado e de qualidade e o que de fato é entendido como serviço qualificado e de qualidade na visão do consumidor final, o estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germinio José da Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA – Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação – (PPGEd/UESB).

Referências

ABF. Portal do Franchising. Franquias de ensino. Disponível em: https://www.portaldofranchising.com.br/franquias/franquias-de-cursos-e-idiomas-associadas-da-abf?//. Acesso em: 19 set. 2018.

BRETAS PEREIRA, M. J. L. Aprendizagem Contínua – O Desafio do Trabalhador Contemporâneo. Revista Negócios e Talentos, Porto Alegre, ano 7, n. 7, p. 75-91, 2010.

BRETAS PEREIRA, M. J. L.; FONSECA, J. G. M. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Ed. Makron Books, 1997.

DEMING, W. E. Saia da crise: quatorze lições definitivas para o controle de qualidade de W. Edwards Deming. São Paulo: Editora: Futura, 2003.

GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade. São Paulo: Editora: Qualitymark, 1992.

GIANESI, I. G. N.; CORRÊIA, H. L. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Editora: Atlas; 2007.

GOMES, P. J. P. A Evolução do conceito de qualidade – dos bens manufaturados aos serviços de informações. Revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivista, e documentalistas, CADERNOS BAD, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/826. Acesso em: 19 set. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Demografia de empresas. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 19 set. 2020.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1999.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Introdução ao marketing. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. Ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2019.

PALADINI, E. P. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. São Paulo: Atlas; 1992.

PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

REICHELT, V. P. Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos. 2007. 371 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4521/74576.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 set. 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. 2014. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf. Publicado em jul. 2014. Acesso em: 30 ago. 2020.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2020. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/. Acesso em: 14 ago. 2020.

SILVA JUNIOR, G. J. Qualidade apreendida pelos clientes do serviço de ensino franqueado em vitória da conquista: percepção dos consumidores de curso de idioma em língua inglesa. 2018. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Administração) – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: https://zenodo.org/record/4770893. Acesso em: 16 ago. 2021.

SILVA JUNIOR, G. J. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973. Acesso em: 15 ago. 2021.

SILVA JUNIOR, G. J. O trabalhador de aplicativo de mobilidade urbana sob demanda: recrutamento, seleção e decisão. Revista de Administração Unimep (RAU), v. 19, n. 2, p. 187-203, 2021b. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1826. Acesso em: 15 ago. 2021.

SILVA JUNIOR, G. J. BARRETO, D. A. B. Talking about human formation at the interface with identity and difference. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e12781, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/13060. Acesso em: 15 dez. 2021.

SIMON, H. A. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

YU, A. SIN OIH. Tomada de decisão nas organizações: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2011.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SILVA JUNIOR, G. J. da. Qualidade percebida em serviços educacionais franqueados de língua inglesa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022080, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16776. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16776. Acesso em: 29 mar. 2024.