A escolarização de alunos da EJA em turma especial em tempo de política de educação inclusiva

Autores/as

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9353

Palabras clave:

Inclusão, Classe Especial, EJA, Rotina Escolar, Formação de Professores,

Resumen

O presente objetivou analisar, a partir de estudos e observações, a prática pedagógica do professor da EJA no processo de inclusão escolar. Como embasamento teórico destacamos Cunha, Góes e Oliveira, dentre outros. O locus da pesquisa foi uma escola da rede regular de ensino localizada em um bairro periférico de Belém, Pará. Para coleta dos dados foram utilizados: a observação e a entrevista semi-estruturada. Técnicas da análise de conteúdo foram usadas para a análise dos dados. Entre os resultados destacamos que mesmo em tempos de inclusão encontramos turma de educação especial segregada no ensino regular, sem sala de recursos multifuncionais, há problemas de acessibilidade e a prática docente não atende às necessidades especiais dos educandos nem às especificidades etárias. Contudo, constatou-se que ainda é encontrada a política de integração no interior escolar e nas práticas vivenciadas nesta.

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Publicado

02/02/2017

Cómo citar

FERNANDES, A. P. C. dos S. A escolarização de alunos da EJA em turma especial em tempo de política de educação inclusiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i15.9353. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9353. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos