Políticas governamentais para a educação básica na Paraíba: a privatização como estratégia de hegemonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12017

Palavras-chave:

Educação básica, Privatização, Parcerias, Hegemonia, Paraíba.

Resumo

O texto analisa algumas estratégias de políticas públicas para a educação escolar adotadas por governos da Paraíba, a partir dos anos 2000, contextualizando-as sobretudo a partir da reforma do aparelho estatal brasileiro na década de 1990. Destaca a centralidade política da “lei das parcerias”, em 2004, quando governos estaduais ampliaram e diversificaram a perspectiva privatizante na gestão pública, com base na racionalidade gerencial, eficiência administrativa, rigor orçamentário, enxugamento da máquina pública e consequente fortalecimento de instituições privadas, seja na elaboração, na execução de programas de responsabilidade dos governos de turno. Também situa o PNE (lei 10.172/2001) como fator de favorecimento ideológico de estratégias privatizantes. A partir de análise preliminar de “parcerias” efetivadas pelo governo estadual, mostrar como essa estratégia constitui exemplo de construção de hegemonia, no sentido gramsciano, com fins a se naturalizar a defesa do privado como o referencial de eficiência e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lisboa Leitão de Souza, UFOG

Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd-UAED-CH, onde orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão da Educação. Membro do Comitê Científico da Anped.

Referências

ABRUCIO, F. L. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Revista de Administração Pública, v. 41, p. 67-86, 2007.

BRASIL. Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Brasília: Congresso Nacional, 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l11079.htm>.

DE ANGELIS, Cristiano T. A Emergência da Reforma do Estado brasileiro: a governança compartilhada e o modelo do novo serviço público. Revista Planejamento e Políticas Públicas, Brasília: IPEA, n. 45, jul-dez.2015.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.

PARAÍBA. Governo Estadual. Lei nº 8.043/2006. Institui o Plano Estadual de Educação. Anexo. Diário Oficial do Estado, n. 13.264, de 01 de julho de 2006.

PARAÍBA. Governo Estadual. Lei nº 8.486/2008. Cria o Fundo de modernização do Poder Legislativo da Paraíba e dá outras providências. João Pessoa: Assembleia Legislativa, 2008. Disponível em: <http://www.al.pb.leg.br/leis-estaduais>.

PARAÍBA. Governo Estadual. Medida Provisória n. 276, de 07 de fevereiro de 2018. Cria o Programa de Educação Integral, composto por Escolas Cidadãs Integrais – ECI, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas – ECIT e Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas - ECIS e institui o Regime de Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado nº 16.555, do dia 09.02.2018.

PEREIRA, L. C. B. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Mare, 1997.

Downloads

Publicado

02/12/2018

Como Citar

SOUZA, A. L. L. de. Políticas governamentais para a educação básica na Paraíba: a privatização como estratégia de hegemonia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1340–1354, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12017. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos