Cotidiano das professoras populares do Império Russo na segunda metade do século XIX - início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15267Palavras-chave:
Cotidiano, Estilo de vida, Padrão de vida, Multidisciplinaridade, Situação jurídica, Situação profissional, Professor de folcloreResumo
Este artigo examina as características da vida cotidiana dos professores de folclore no Império Russo durante a segunda metade do século XIX e início do século XX. O estudo é baseado em conceitos como vida cotidiana, estilo de vida, padrão de vida e condições de trabalho. Como parte do estudo da vida cotidiana dos professores de folk, o autor focou na consideração do material, status legal, condições de vida e de trabalho e oportunidades profissionais oferecidas aos professores. Além disso, foram estudados os motivos das frequentes dispensas de professores nacionais. A partir de uma profunda análise de fontes históricas e bibliográficas, o autor chega à conclusão de que no final do século XIX - início do século XX a maioria dos cargos docentes nas escolas públicas passou a ser ocupada por professoras, e as tentativas foram. feitas para elevar seu status material e legal no nível legislativo. Apesar dessas tentativas, os professores folclóricos no Império Russo tinham um baixo status profissional em contraste com seus colegas homens durante a segunda metade do século XIX - início do século XX. Isso se deve ao fato de que, durante esse período, as mulheres ainda não eram membros plenos da sociedade e os processos de emancipação das mulheres na Rússia ocorreram muito mais lentamente do que em outros países.
Downloads
Referências
Jaransk. Vyatka province. Vjatskaja rech', 1908. n. 50, p. 4.
MASLENCEVA, N. J. U. Sociological basis of the concept of life style. Vestnik ChelGU, n. 31, p. 147-150, 2010.
NART. The national archives of the Republic of Tatarstan. F. 92. Opis' 1. D. 9043. Ll. 31, 38.
NEW SCHOOL. Zhizn' i shkola. 1907. n. 11, p. 4.
ORLOV. Eagles. The persecution of teachers. Vjatskaja rech, 1908. 9 p.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 733. Op. 195. D. 57. L. 12.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 733. Op. 195. D. 57. L. 19.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 733. Op. 227. D. 6. L. 12.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 733. Op. 227. D. 6. L. 12.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 759. Op. 1. D. 380. L. 11-12.
RGIA. The Russian State Historical Archive. F. 759. Op. 1. D. 380. L. 11-12.
RUSSIA. National teacher in pre-revolutionary Russia. Memories of the teacher-pensioner. Halturinskaja Pravda, 1957. n. 69, p. 2.
RUSSIA. Public education in the Kazan province: to the Trustees and teachers of rural schools. Kazan: Tipo-litografija I.V. Ermolaevoj, 1907. 118 p.
SOKOL, M. et al. Tolerance in the communicative culture of modern educational manager. Propósitos y Representaciones, v. 9, n. esp. 3, e1171, 2021.
ZUBKOV, I. V. Teaching russian: everyday life of teachers in zemstvo schools, gymnasia and real schools. Moscow: New chronograph, 2010. 528 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.