Problemas atuais do ensino da história do jornalismo na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15991Palavras-chave:
História do jornalismo, Problemas atuais do ensino, Processo de Bolonha, Exame de Estado UnificadoResumo
O estudo examina alguns problemas do ensino de história do jornalismo, suas causas e a natureza de sua influência no processo de aprendizagem e nos resultados. O lugar e o papel da história do jornalismo na formação de futuros especialistas são revelados e são fornecidas recomendações que permitem reduzir parcialmente o impacto dos fatores negativos existentes.
Downloads
Referências
ARTEMOV, V. L. Problemy prepodavaniia zhurnalistiki v sovremennoi Rossii [Problems of teaching journalism in modern Russia]. Nauchnye Trudy Moskovskogo Gumanitarnogo Universiteta, n. 1, p. 55-62, 2016.
CHERNIAKHOVSKII, S. Nespetsialisty s vysshim obrazovaniem [Non-specialists with higher education]. КМ.RU, 31 ago. 2021. Disponível em: https://www.km.ru/v-rossii/2021/08/31/vysshee-obrazovanie-v-rossii/890566-nespetsialisty-s-vysshim-obrazovaniem. Acesso em: 15 set. 2021.
IVANOV, S. Rossiia: kak EGE za 10 let otrazilsia na obrazovanii [Russia: how the Unified State Exam has affected education in 10 years]. Russia Today, 6 jun. 2019. Disponível em: https://inosmi.ru/social/20190606/245224678.html. Acesso em: 15 set. 2021.
KAMENSKII, A.B. Istoriia: Eto opyt postoiannogo preodoleniia chelovechestvom raznogo roda problem, krizisov, katastrof… [“History is the humanity’s experience of constantly overcoming various problems, crises, catastrophies...”]. Moscow: HSE, 2010. Disponível em: https://www.hse.ru/news/1163613/16455244.html. Acesso em: 15 set. 2021.
KHOROLSKII, V. Zapadnaia zhurnalistika 2000-kh godov: defitsit doveriia [Western journalism in the 2000s: deficit of trust]. Aktsenty. Novoe v Massovoi Kommunikatsii, n. 7-8, p. 67-73, 2010.
MALINETSKII, G. G.; PODLAZOV, A. V. EGE kak katalizator krizisa rossiiskogo obrazovaniia [The Unified State Exam as a catalyst of the crisis in Russian education], s.d. Disponível em: http://spkurdyumov.ru/education/ege-kak-katalizator-krizisa-rossijskogo-obrazovaniya/3/. Acesso em: 15 set. 2021.
POPOVA, A. Zachem uchit istoriiu v vuze? [Why teach history at the university?] [Electronic resource]. Higher education today, 28 jan. 2005. Disponível em: http://history-kazan.ru/8125-1093. Acesso em: 15 set. 2021.
RUSSIA. Federal law N 273-FZ. On Education in the Russian Federation. 29 dez. 2012. Disponível em: http://www.consultant.ru/document/cons_doc_LAW_140174/. Acesso em: 15 set. 2021.
SHEIKINA, A. V Minobrnauki nazvali poliu “psikhologicheski neblagopoluchnykh” rossiiskikh studentov [The Ministry of Education and Science names the percentage of “psychologically unstable” Russian students]. Lenta.ru., 14 set. 2021. Disponível em: https://lenta.ru/news/2021/09/14/minobrnauki. Acesso em: 15 set. 2021.
SUSLOV, A. I.; SALIMGAREEV, M. V.; Khammatov Sh. S. Innovatsionnye metody prepodavaniia istorii v sovremennom vuze [Innovative methods of teaching history in modern universities]. Education and science, v. 19, n. 9, p. 70-85, 2017.
ZASURSKIJ, I. N. Iskushenie svobodoi: rossiiskaia zhurnalistika 1990–2007: sb. statei [Temptation by freedom: Russian journalism in 1990-2007: collected articles]. Moscow: Moscow State University Publishing House, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.