Explorando o papel da inteligência artificial no aprimoramento da gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
tendências, benefícios e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp3.20690Palavras-chave:
Inteligência artificial, Gestão do conhecimento, Aprendizado de máquina, Processamento de linguagem natural, Análise preditivaResumo
Este estudo investiga a influência da integração da Inteligência Artificial (IA) em vários resultados educacionais nas universidades sauditas, com ênfase no desempenho acadêmico, eficiência administrativa, retenção de alunos, engajamento e produção de pesquisa. O estudo usa testes t de amostra emparelhados para examinar dados sobre as principais métricas de desempenho antes e depois da adoção de tecnologias de IA. Os resultados mostram aumentos significativos em todas as variáveis avaliadas, incluindo um aumento considerável no GPA médio, menos tempo administrativo, maiores taxas de retenção de alunos, aumento do envolvimento dos alunos e aumento da produção de pesquisa. Essas descobertas implicam que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de mudar as instituições de ensino superior, otimizando as atividades acadêmicas e administrativas. O relatório enfatiza o potencial da IA para melhorar a qualidade geral e a eficiência do processo educacional, com implicações para futuras pesquisas e desenvolvimento de políticas no cenário acadêmico da Arábia Saudita.
Downloads
Referências
Ahmad, A. (2023). Application of artificial intelligence in improving the efficiency of corporate information systems. Deleted Journal, 5(2), 1–7. https://doi.org/10.61992/jiem.v5i2.55
Aji, S., & Kumar, D. (2024). Rise of artificial intelligence in business and industry. Journal of Informatics Education and Research, 4(2). https://doi.org/10.52783/jier.v4i2.850
Anshari, M., Syafrudin, M. A., Tan, A., Fitriyani, N., & Alas, Y. (2023). Optimisation of knowledge management (KM) with machine learning (ML) enabled. Information, 14(1), 35. https://doi.org/10.3390/info14010035
Budak, S., & Aslan, S. (2024). AI-powered GPT-based university-specific chat assistant: UniROBO. Naturengs MTU Journal of Engineering and Natural Sciences. https://doi.org/10.46572/naturengs.1587879
Efthymiou, I. P., Alevizos, A., & Sidiropoulos, S. (2023). The role of artificial intelligence in revolutionizing NGOs’ work. Journal of Politics and Ethics in New Technologies and Artificial Intelligence, 2(1), e35137. https://doi.org/10.12681/jpentai.35137
Foroutani, S., Fahimian, N., Jalalinejad, R., Hezarkhani, M., Mahmoudi, S., & Gharleghi, B. (2024). Navigating knowledge management implementation success in government organizations: A type-2 fuzzy approach. arXiv. https://doi.org/10.48550/arxiv.2406.12345
Gill, A. Q. (2025). Agile system development lifecycle for AI systems: Decision architecture. arXiv. https://doi.org/10.48550/arxiv.2501.09434
Guedes, L., & Oliveira Júnior, M. (2024). Artificial intelligence adoption in public organizations: A case study. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 16(1), e860. https://doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2024.v16i1.860
Jain, M. (2023). Artificial intelligence: A powerful ally in elevating the productivity and quality of research for aspiring scholars. International Journal of Multidisciplinary Trends, 5(7), 9–13. https://doi.org/10.22271/multi.2023.v5.i7a.314
Jin, Y., & Gong, L. (2023). Research on knowledge creation and innovation method based on deep learning and human–machine collaboration model. https://doi.org/10.54097/fcis.v5i2.12442
Kaur, S. (2024). Advancements in artificial intelligence: Machine learning techniques and their real-world applications. Journal of Sustainable Solutions, 1(4), 138–144. https://doi.org/10.36676/j.sust.sol.v1.i4.45
Khode, S. (2024). Career recognition & academic counseling (CRAC Bot). International Scientific Journal of Engineering and Management, 3(3), 1–9. https://doi.org/10.55041/isjem01377
Leong, W. Y. (2024). Transforming rural and underserved universities and institutions with AI-powered education solutions. ASM Science Journal, 19, 1–12. https://doi.org/10.32802/asmscj.2023.1895
Richthofen, G. H. G. F. von, Ogolla, S., & Send, H. (2022). Adopting AI in the context of knowledge work: Empirical insights from German organizations. Information, 13(4), 199. https://doi.org/10.3390/info13040199
Rizvi, J. (2024). Debunking myths and accepting realities: Exposing artificial intelligence’s revolutionary potential in healthcare: Debunking myths about AI. Allied Medical Research Journal, 2(1), 1–2.
Sinaga, D. (2024). Improving learning organization and practical community through knowledge management. Journal of Scientech Research and Development. https://doi.org/10.56670/jsrd.v6i1.310
Syifa, A. F. (2024). Ethics in the age of AI: Principles and guidelines for responsible implementation in workplace. https://doi.org/10.59890/ijatss.v2i2.1398
Taherdoost, H., & Madanchian, M. (2023). Artificial intelligence and knowledge management: Impacts, benefits, and implementation. Computers, 12(4), 72. https://doi.org/10.3390/computers12040072
Tang, N. (2024). Leveraging big data and AI for enhanced business decision-making: Strategies, challenges, and future directions. Deleted Journal, 11(1), 25–29. https://doi.org/10.54254/2977-5701/11/2024098
Xi, R. (2024). Applications of knowledge graph in medical and financial fields: Data integration and intelligent decision-making from an interdisciplinary perspective. Applied and Computational Engineering, 67(1), 300–306. https://doi.org/10.54254/2755-2721/67/20240471
Xu, S. (2024). Innovating artificial intelligence for workforce preparation and knowledge development. Journal of Computer Science Research, 6(2), 12–17. https://doi.org/10.30564/jcsr.v6i2.6663
Zhang, Z., Wang, Z., Li, A., Ye, X., Usery, E. L., & Li, D. (2021). An AI-based spatial knowledge graph for enhancing spatial data and knowledge search and discovery. [Conference paper], 13–17. https://doi.org/10.1145/3486640.3491393
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


