Educación para profesores en PNAIC: uma revisión bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13293

Palabras clave:

Alfabetización, Educación básica, Formación, Profesor.

Resumen

Las últimas dos décadas han estado marcadas por cambios en la educación brasileña que han culminado en la implementación de políticas públicas nacionales e internacionales destinadas a reducir/erradicar el analfabetismo. Este artículo se basa en una revisión bibliográfica de un enfoque cuantitativo y cualitativo, con el objetivo de identificar la investigación desarrollada en Brasil dirigida a la formación de maestros de alfabetización a partir de los libros de estudio del Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Adecuada - PNAIC. Los resultados mostraron que la capacitación para maestros de alfabetización a través de PNAIC permitió cambios en las prácticas tradicionales en los procesos de alfabetización/alfabetización, además de permitir que los profesionales intercambien experiencias. Por lo tanto, se concluye que, a pesar de los diferentes sesgos epistemológicos-teóricos-metodológicos inscritos en los cuadernos PNAIC, a veces una perspectiva más cognitiva, a veces más socio-interaccionista, las formaciones contemplan la alfabetización/alfabetización en su dimensión social e histórica y permiten fortalecer prácticas educativas y alentar a los docentes involucrados.

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Biografía del autor/a

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Professora Titular concursada na SED/SC, lotada na Escola de Educação Básica Padre José Maurício (Blumenau/SC).

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Especializanda em Educação Inclusiva pela Universidade do estadode Santa Catarina (UDESC). Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística plicada (NELA/UFSC).

Caique Fernando da Silva Fistarol, Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Blumenau – SC

Possui graduação em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas e foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, está cursando a especialização em Metodologia para Educação Bilíngue no Centro Universitário OPET. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da FURB. Atua como Coordenador de Inglesa e Coordenador da organização curricular do Ensino Bilíngue pela Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED). É coordenador e responsável pelo Grupo de Estudos de Professores e Licenciandos em Inglês (GEPELI) - que auxilia em processos formativos para os professores de Inglês das Redes Municipais, Estadual e Particulares do Vale do Itajaí. Foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Atualmente é bolsista formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC. Escreveu a proposta para Línguas Adicionais: Língua Alemã e Língua Inglesa para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau.

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

POTTMEIER, S.; DONIDA, L. O.; FISTAROL, C. F. da S. Educación para profesores en PNAIC: uma revisión bibliográfica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 47–65, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13293. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13293. Acesso em: 18 jul. 2024.