Apresentação: Pandemia de COVID-19

Da descoberta de novos meios do educar aos sintomas de ansiedade na educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18637

Mots-clés :

Pandemia, Ensino a Distância, Experiências de Vida, Aconselhamento entre pares

Résumé

Entre 2020 e 2022, vivenciamos a pandemia da COVID-19. O Observatório da Violência, do Centro Universitário de Barra Mansa (RJ) realizou uma pesquisa em 2021 e 2022. Objetivou-se compreender as experiências com o ensino remoto de gestores, professores e familiares de alunos da rede municipal de ensino e de acadêmicos. Para refletir sobre o cenário pandêmico, utilizamos Homem (2020) e Santos (2020; 2021) e sobre o ensino na pandemia, o trabalho organizado por Gomes (2021). Trata-se de pesquisas quanti e qualitativa, com dados coletados através de questionários virtuais e grupos focais. Resultados gerais são apresentados, com ênfase nos grupos focais. Identificamos baixa densidade de políticas públicas para acesso ao ensino adequando. Outros resultados foram percebidos: violência contra mulheres, crianças e adolescentes, sofrimento psíquico de professores e acadêmicos. Encontramos, também, experiências exitosas. Nossos resultados contribuem para a reflexão sobre os impactos da pandemia no processo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Milene Santiago Nascimento, Centro Universitário de Barra Mansa

Docente na Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Docente na Graduação em Psicologia. Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UFRJ).

Références

BARROS, A. M. D. B.; ESTEVES, R. M. M. G.; SILVA, M. P. M. Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. esp. 2, e023021, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18640.

BORDINI, G. S.; SPERB, T. M. Grupos Focais on-line e pesquisa em psicologia: revisão de estudos empíricos entre 2001 e 2011. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 195-205, 2013. DOI: 10.5380/psi.v17i2.28480. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/28480/22695. Acesso em: 20 jul. 2023.

COSTA, C. S.; DUARTE, A. A.; NASCIMENTO, M. S. O acesso ao ensino e a violação de direitos: Desdobramentos da inserção do ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. esp. 2, e023023, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18647.

DESLANDES, S. COUTINHO, T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 11. p. 2-10, 2020. DOI: 10.1590/0102-311X00223120. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/hz9h4Fm4mdrvnZwTfKRpRNq/. Acesso em: 20 jul. 2023.

DUARTE, A.; ALVES, F. S.; NASCIMENTO, M. S. Distanciamento social: As condições psicológicas de estudantes do ensino superior durante a pandemia. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. 00, e023020, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18639.

EBELING, F. C. R. Os desafios impostos à educação pela da pandemia do COVID-19 e as novas estratégias: Um relato de experiências. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. esp. 2, e023026, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18645.

GOMES, F. O. C. (org.). Com a palavra...os profissionais da educação: relatos de experiência sobre o trabalho educacional. Natal: Editora Famen, 2021. E-book. Disponível em: https://editorafamen.com.br/product/com-a-palavra-os-profissionais-da-educacao-relatos-de-experiencia-sobre-o-trabalho-educacional/. Acesso em: 10 jul. 2023.

HOMEM, M. A lupa da alma: quarentena-revelação. São Paulo: Editora Todavia, 2020.

MACHADO, E. G. Pesquisa Covid-19 – Estudantes da Unilab no Ceará. Grupo Diálogos Urbanos. Instituto de Humanidades (UNILAB), 2020. Disponível em: http://unilab.edu.br/noticias/2020/05/13/grupo-dialogos-urbanos-divulga-resultado-da-pesquisa-covid-19-estudantes-da-unilab-no-ceara/. Acesso em: 20 jul. 2023.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37. p. 1-8, 2020. DOI: 10.1590/1982-0275202037e200067. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100504&script=sci_arttext. Acesso em: 10 jul. 2023.

MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Documento do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, 2003. Disponível em: https://docplayer.com.br/889693-Metodologia-da-pesquisa.html. Acesso em: 10 jul. 2023.

NISHIMORI, V. C. S. A.; CRUZ, J. A. S. Alfabetização e ensino remoto: possibilidades e perspectivas. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23. n. 00. p. 2-17, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16858. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16858. Acesso em: 10 jul. 2023.

PAIVA, C.; ALVES, F de S.; NASCIMENTO, M. S. Experiências exitosas de professores durante a pandemia de COVID-19: Uma flor no asfalto. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. 00, e023025, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18655.

SANCHES, S. M. Ensino remoto e pandemia: breves considerações. In: GOMES, F. O. C. (org.). Com a palavra... os profissionais da educação: relatos de experiência sobre o trabalho educacional [e-book]. Natal: Editora Famen, 2021. Disponível em: https://editorafamen.com.br/product/com-a-palavra-os-profissionais-da-educacao-relatos-de-experiencia-sobre-o-trabalho-educacional/. Acesso em: 10 jul. 2023.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, B. S. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.

SANTOS, N. S.; MIQUILINI, M. B. A docência na pandemia: Tecnologia, isolamento e o sofrimento psíquico. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. esp. 2, e023024, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18649.

ZIMMER, C.; SANTOS, N. S.; NASCIMENTO, M. S. Violência simbólica contra as mulheres sob os holofotes da pandemia de COVID-19: Desigualdade de gênero na divisão do trabalho doméstico. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 24, n. esp. 2, e023022, 2023. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18646.

Publiée

31/10/2023

Comment citer

NASCIMENTO, M. S. Apresentação: Pandemia de COVID-19: Da descoberta de novos meios do educar aos sintomas de ansiedade na educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023019, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18637. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18637. Acesso em: 22 nov. 2024.