Experiências exitosas de professores durante a pandemia de COVID-19
Uma flor no asfalto
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18655Mots-clés :
Experiências exitosas, Impactos na educação, ProfessoresRésumé
O presente trabalho objetiva apresentar experiências exitosas de familiares e professores durante a pandemia de COVID-19. Parte-se da hipótese de que a pandemia proporcionou a mudança drástica nos processos de aprendizagem, levando mães e professores a terem de lidar com os desafios de se adequar e criar estratégias para ser possível dar continuidade nos estudos de filhos e alunos. Os relatos das mães e das professoras foram obtidos a partir de um recorte da pesquisa intitulada “Educação e Impactos da Pandemia”, realizada pelo Observatório da Violência, do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), em três municípios da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram executadas por meio de grupos focais on-line, que se dividiram em subgrupos de mães e de professoras, através do Google Meet. Professores, pais e comunidade criaram recursos e condições para garantir a educação aos alunos. Identifica-se a necessidade de mais pesquisa que possam evidenciar as experiências.
Téléchargements
Références
BARBOUR, R. Grupos Focais: Coleção Pesquisa Qualitativa. [S. l.]: Bookman, 2009.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil. Brasília, DF: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 30 set. 2023.
BURIL, B. A pandemia e o individualismo que nunca existiu. In: REICH, E; BORGES, M.L.; XAVIER, R. C. Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Néfiponline, 2020. p. 30-34.
CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 28 set. 2023.
LUNARDI, N. et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e106662, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.